Espiritualidade e saúde

Conforme o Padre Léo Pessini, na atualidade a espiritualidade é interpretada como um fator de bem-estar, esperança e saúde. Diante desta afirmação é necessário que as instituições de saúde se organizem no atendimento desta necessidade humana fundamental. A atividade que desenvolve a espiritualidade busca dar um sentido para vida, a abertura de uma janela para o encontro com o transcendente.

Para o padre faltaria algo muito importante no processo de humanização dos cuidados da saúde caso as instituições de saúde descuidem a promoção do bem-estar espiritual do doente. Seja na descoberta, no processo da doença ou no final da vida, a assistência espiritual de um sacerdote ou cristãos preparados para este encontro é fundamental para proporcionar o bem-estar, a experiência de Deus que conforta e cura.

Refletindo
Na sua comunidade existe a Pastoral da Saúde ou alguma atividade religiosa desenvolvida com os enfermos?
Você conhece a atividade desenvolvida pelos agentes da pastoral?

Padre Léo Pessini
Padre Leocir era Sacerdote da Ordem de São Camilo, era graduado em Filosofia  e  Teologia, mestre em Teologia Moral pela PUC-SP e doutor em Teologia Moral pela mesma universidade, foi diretor do Instituto Camiliano de Pastoral da Saúde (ICAPS); Capelão do Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo e superior-geral da Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos) desde junho de 2014. Faleceu em São Paulo no dia 24 de julho de 2019.