Festa da Padroeira de Guarapuava 2022

Há 203 anos, a fé e a confiança na intercessão de Nossa Senhora de Belém, padroeira da cidade e da diocese de Guarapuava (PR), está viva nos corações dos fiéis. Todos os anos, no dia 2 de fevereiro, a população se reúne na Catedral dedicada a ela para agradecer as graças alcançadas e pedir a sua proteção na caminhada que seguirá.

Em 2021, a festa foi diferente. A pandemia da COVID-19 causou uma mudança de comportamento com proporções nunca antes vistas na sociedade, forçando a realizar as celebrações com poucas pessoas na igreja. A fé do povo continuou forte, e isso ficou evidente no grande número de pessoas que acompanhou as celebrações pelas redes sociais, curtindo, comentando, compartilhando e principalmente rezando.

Em 2022, a consciência em relação à pandemia está amadurecida. Um grande número de pessoas já está vacinado, com duas doses. As medidas de prevenção à transmissão da doença são parte do cotidiano. Aprendemos que as máscaras podem fazer parte do vestuário básico. Álcool em gel tem presença garantida na lista de compras das famílias. Distanciamento social já não é mais motivo de estranheza e desconfiança, mas sim de amor pelo próximo. É chegado o momento de unir novamente a comunidade, com responsabilidade.

A festa da padroeira da diocese de Guarapuava, Nossa Senhora de Belém, será uma oportunidade de reencontro, e de reaprender com Ela a amar. Essa afirmação está presente no tema escolhido, inspirado pela Campanha da Fraternidade 2022: “Maria, fala com sabedoria, ensina com amor” (Cf. Pr 31, 26). Na tradicional novena que precede o grande dia, serão apresentados os ensinamentos bíblicos onde Maria, com humildade e sapiência, nos mostra o caminho para o Senhor. Confira, na próxima página, a programação:

1º dia – 24 de janeiro – segunda – 15h e 19h
“Como acontecerá isso, se não conheço homem algum?” (Lc 1,34)
Mãe de Belém, ensina-nos a fidelidade a Deus e a vocação que somos chamados;

2º dia – 25 de janeiro – terça – 15h e 19h
“Eis aqui a serva do Senhor” (Lc 1,38)
Mãe de Belém, ensina-nos a servir com disponibilidade;

3º dia – 26 de janeiro – quarta – 15h e 19h
“Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38)
Mãe de Belém, ensina-nos a fazer a vontade de Deus sem hesitar;

4º dia – 27 de janeiro – quinta – 15h e 19h
“Maria entrou na casa de Isabel e a saudou: Shalom” (Cf. Lc 1,39)
Mãe de Belém, ensina-nos a promover a cultura do encontro;

5º dia – 28 de janeiro – sexta – 15h e 19h
“Minha engrandece o Senhor, meu espírito exulta em Deus, meu Salvador” (Lc 1,46-47)
Mãe de Belém, ensina-nos a gratidão por tudo que recebemos de Deus;

6º dia – 29 de janeiro – sábado – 15h e 19h
“Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes” (Lc 1,52)
Mãe de Belém, ensina-nos o caminho da humildade para vencer a tentação do poder;

7º dia – 30 de janeiro – domingo – 15h e 19h
“Teu pai e eu te procurávamos aflitos” (Lc 2,48)
Mãe de Belém, ensina-nos a buscar Jesus com fé, confiança e perseverança;

8º dia – 31 de janeiro – segunda – 15h e 19h
“Eles não têm mais vinho” (Jo 2,3)
Mãe de Belém, ensina-nos a cultivar a alegria na família e na comunidade;

9º dia – 1º de fevereiro – terça – 15h e 19h
“Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2,5)
Mãe de Belém, ensina-nos a testemunhar a caridade sem limites.

No dia 22 de janeiro, a tradicional costela minga da Catedral será servida. Estarão disponíveis para retirada a partir das 19h. Não haverá consumo no local. A compra deverá ser realizada com antecedência na secretaria da Catedral ou com os vendedores designados. No mesmo dia será realizada a 9ª Corrida Rústica da Padroeira, a partir das 19h. Poderão participar pessoas acima de 12 anos, mediante inscrição antecipada também na secretaria.

Em 2 de fevereiro, dia da grande festa, a Missa Festiva da Padroeira, presidida por dom Amilton Manoel da Silva, CP, bispo diocesano, será às 9h30. Como nos anos anteriores, a procissão será em volta da Praça 9 de Dezembro. Ao meio dia, um delicioso almoço com churrasco será servido, no sistema drive-thru. Às 7h e 19h também haverá celebrações.

Nossa Senhora de Belém, rogai por nós!

Fonte: Diopuava
Foto: Catedral Nossa Senhora de Belém