Hosana ao Filho de Davi

Queridos peregrinos, neste domingo, iniciamos a semana maior da nossa fé. Durante os próximos dias, iremos celebrar com mais intensidade o memorial da nossa salvação. Por meio da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, o Senhor venceu a morte e nos garantiu a vida eterna.

A Semana Santa se inicia com a celebração do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor. A Liturgia deste dia possui dois Evangelhos: o primeiro nos recorda a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém (cf. Mc 11, 1-10), enquanto o apresenta o relato da Paixão do Senhor segundo o evangelista Marcos (cf. Mc 15, 1-39).  Desde o primeiro instante, acompanhamos a caminhada do Cristo em direção ao Calvário, onde consumará sua entrega radical pela salvação do mundo. A multidão reconhece Jesus e aclama-O como o messias prometido por Deus. No entanto, a visão do povo ainda estava limitada. Eles esperavam que Jesus fosse restaurar o reino de Davi e não percebiam a novidade que Ele trazia em si. A grande proposta revolucionária de Jesus não está pautada em lutas, doutrinas e ideologias, mas no amor assumido e vivido de forma concreta e radical. Ele mesmo nos indicará este caminho no gesto do lava-pés.

O messianismo de Jesus deve ser compreendido à luz do Servo Sofredor, de quem nos fala o Profeta Isaías. (cf. Is 50, 4-7) É através da obediência ao Senhor e do serviço humilde e generoso que conseguiremos realizar o Reino de Deus na história. O Servo Sofredor é o modelo perfeito de discípulo. Ele não teme as adversidades do mundo, mas procura em tudo realizar a vontade do Senhor. Essa atitude de entrega radical a Deus só é possível a partir de um grande esvaziamento de si, como nos indica São Paulo. (cf. Fl 2, 6-11) O esvaziamento de Cristo deve ser também o esvaziamento de todos os seus discípulos. Só é possível abraçar a proposta do Senhor em nossa vida depois de esvaziarmo-nos de nós mesmos e colocarmo-nos despretensiosamente diante de Deus. Sem essa atitude de despojamento não seremos capazes de acolher o amor comunicado por Jesus e sem esse amor jamais conseguiremos derrotar o mal no mundo.

ORAÇÃO PARA CUMPRIR A VONTADE DE DEUS

 (Santo Afonso Maria de Ligório)

Concedei-me, ó bom Jesus, a vossa graça; em mim esteja, em mim opere, comigo more até o fim. Fazei que eu deseje e queira sempre o que é mais do vosso agrado e amor. A vossa vontade seja a minha, e minha seja sempre a vossa, e com ela se conforme mui perfeitamente. Não tenha eu senão um querer e não querer convosco, e não possa querer ou não querer senão o que vós mesmo quereis ou não quereis. Assim seja.