Intenção de oração junho 2021

Rezemos pelos jovens que se preparam para o matrimônio com o apoio de uma comunidade cristã, para que cresçam no amor, com generosidade, fidelidade e paciência.

Reflexão

Quem acompanha os temas das intenções do Papa ao longo dos anos, dá-se conta que alguns são muito recorrentes; e o deste mês é um deles: a família. Porém, o Santo Padre, a cada ano, propõe-no a partir de diferentes pontos de vista. Neste mês de junho, o matrimônio aparece com este desafio: ser olhado como uma vocação a nascer, crescer e ser cuidada dentro da comunidade cristã. Faz falta tomar uma maior consciência que o matrimônio é uma vocação, um chamamento, um apelo de Deus a uma vida plena e feliz. Reduzir o tema da vocação à questão da consagração religiosa ou sacerdotal teve e continua a ter, no imaginário dos cristãos, uma tendência que leva a considerar o matrimônio como vocação “inferior”, menos “santa”, menos “ao serviço da Igreja”. Esta concessão acaba por ter consequências práticas muito evidentes, a começar pelos planos pastorais de preparação e acompanhamento do matrimônio. Nas catequeses, o matrimônio é apresentado como vocação em sentido pleno? A preparação para o matrimônio, a vida em família, a educação dos filhos, o acompanhamento das crises das várias etapas da vida dos pais e dos filhos, o envelhecimento do casal… estes são temas presentes na preparação e na oração das comunidades? Começa logo por ser óbvia a diferença que se vê entre a preparação para o sacramento do Matrimônio e a preparação para o sacramento da Ordem. É verdade que o sacramento da Ordem tem uma função e ministério mais visível, mas a vocação entendida como caminho pleno e dom da vontade de Deus para a vida dos batizados é igual. Por isso, é tão importante que, como comunidades cristãs, especialmente os responsáveis pela formação, cresçam na consciência de preparar bem os seus membros para a beleza do matrimônio, vivido na doação de si, na fecundidade, no amor, com generosidade, fidelidade e paciência.

Oração

Deus, nosso Pai, no sacramento do matrimônio quiseste deixar-nos o sinal da tua união com a humanidade. É no amor entre o homem e a mulher que te tornas presente e abres os nossos corações ao dom da vida e da entrega mútua. Envia o teu Espírito a todos os jovens que se preparam para o seu matrimônio, para que façam este caminho com seriedade e verdade, alegria e entusiasmo. E que encontrem na Igreja pessoas capazes de os acompanhar nos momentos felizes e nas dificuldades. Pai-Nosso…

Desafios

– Valorizar a vocação matrimonial, nas homilias, catequeses, educação cristã, falar da beleza da vocação ao matrimônio como caminho pleno de vida cristã. – Crescer com paciência no caminho do amor, abrindo-me com verdade ao outro, acolhendo a sua fragilidade e sonhando um projeto de vida centrado em Deus e na sua vontade. – Ser fiel na dificuldade, sem me precipitar, mas procurando sempre o diálogo e a ajuda de outras pessoas, para que as crises me façam mais forte. – Viver a alegria de partilhar a vida, encontrando momentos em família para partilhar o que vivo, sinto, desejo, o que me alegra e o que me preocupa, em ambiente de oração.

Fonte: Rede Mundial de Oração com o Papa