Jesus é Palavra de vida

 

Caríssimos:

          Ao ouvir como Jesus falava bem e dava ensinamentos tão sábios, o povo ficava admirado. Jesus usava um modo atraente de falar e de convencer, bem diferente do modo dos escribas daquele tempo, que eram bastante exibidos. Quantas palavras são faladas por toda parte. Às vezes palavras mentirosas, outras vezes palavras interesseiras, até palavras que deformam os fatos.

          No entanto, Deus nos deu a capacidade de falar para comunicar, para dialogar, para sempre afirmar a verdade, criando, assim, confiança recíproca. Se ficamos incertos quando escutamos as palavras das pessoas, especialmente na época das eleições, se duvidamos diante de propostas religiosas diferentes, temos a oportunidade de superar tudo isso ao dar ouvidos a Deus que nos fala.

            As palavras de Deus chegaram a nós por meio dos profetas do Antigo Testamento, mas a comunicação de Deus completou-se por meio de Jesus, Palavra de Deus.

            A Palavra de Deus não muda com o mudar dos tempos e dos costumes. Mantém sempre a sua força. A Palavra de Deus em Jesus e na sua Igreja, atravessou os dois milênios e não se enfraqueceu. Continua vigorosa, porque é fruto da sabedoria e do amor de Deus.

            Na medida em que nós conseguimos aprender o Evangelho, conseguiremos dar o rumo certo a nossa vida e construiremos uma sociedade mais justa e fraterna.

            “O Evangelho é a força de Deus para salvar todos os que acreditam” (Rm 1, 16)

            “Toda vez que na Igreja são lidas as Páginas Sagradas é Cristo quem fala”, afirma o Concílio Vaticano II. Quando é Jesus quem fala, algo de bom sempre acontece. Mas com uma condição: Alguém escute! A Palavra para produzir frutos precisa ser acolhida num bom terreno, o terreno do nosso coração disposto a seguir o ensinamento, confiando no Mestre bom e sábio.

            Como é importante que venhamos à celebração festiva, dispostos a abastecer nossa inteligência com palavras animadoras e certas, para, ao mesmo tempo, empenharmo-nos a praticá-las no nosso dia a dia.

          Iniciando mais uma semana de trabalho e, às vezes, de sofrimento, tenhamos presente que Deus não nos engana, mas nos dá a capacidade de enfrentar tudo com mais serenidade e confiança, com a certeza que Jesus Cristo é o “caminho, a verdade e a vida”.

          Nossa Senhora de Belém, Padroeira da nossa Diocese, rogai por nós que recorremos a Vós.

 

Cartas Pastorais
Dom Giovanni Zerbini