Jesus pode salvar o mundo também hoje


Caríssimos:
“Deus amou tanto o mundo, que deu seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna” (João 3,16).

Esta é a alegre mensagem do Evangelho e também da Quaresma. A nossa vida, aqui na terra, não é um inútil andar sem rumo, no deserto árido do desamor, num passar dos anos sem esperança, sem perspectivas. Mas é um caminhar para a plenitude da vida. Vida mesmo. Não mais sofrimento, mas vida, que um Deus de amor nos reserva. Para isto, como o povo no deserto, precisamos parar para ouvir a Palavra, para nos abastecer pelo Pão da vida, para bebermos a água da Graça de Cristo. Quando é possível fazer isto? Quando cada um de nós reconhecermos nosso pecado e repararmos na falência de nossos projetos sem Deus. Quando deixarmos de lado nossa presunção e soberba, aí, sim, Deus vem a nós. Mas até que o orgulho humano continua, não há lugar para a graça de Deus. Deus espera pacientemente que acalmemos o nosso orgulho e abramos o nosso coração numa oração confiante, filial. Aí vem a hora de Deus. O Evangelista João, com entusiasmo, nos avisa quanto à intervenção de Deus: “Deus amou tanto o mundo, que enviou seu Filho.”! O mundo, carregado de pecados, não tinha direito ao amor de Deus, mas só merecia castigo. Deus, ofendido, no entanto, dá o primeiro passo na direção da criatura rebelde, orgulhosa e entregue a seus projetos de falsa felicidade, onde encontrou e provocou ódio, violências, desequilíbrios sociais, destruição da família e da pessoa.

A presença de Cristo na terra é a expressão mais alta e indiscutível do amor de Deus pela criatura humana. Por isso, Jesus poderá nos ensinar o “Pai nosso”, onde a norma do perdão se torna a maneira divina de fazer do mundo, arruinado pelo orgulho humano, lugar de reconciliação, de misericórdia, que é “coração sensível” diante de todos. Deus amou o mundo. Vejamos só como Deus ama tudo o que criou. É claro que ama os seus projetos. Ele criou. Ele sabe como as coisas devem funcionar, para que tudo proceda na melhor harmonia e felicidade. O que estraga tudo é o pecado. 

Por isso precisa crer, para não morrer, para não criar confusão no mundo amado por Deus. O que significa crer? É aceitar a verdade. É aderir, isto é, estar com a pessoa, que é Cristo. Aí então confio em alguém. Este alguém é o Filho de Deus. Do Deus da verdade, do Deus Amor.

Jesus Cristo nos liberte do orgulho.