Jesus questiona as posturas e convicções das lideranças religiosas

Reflexão litúrgica: sexta-feira, 03/11/23,
30ª Semana do Tempo Comum

  

Na Liturgia desta sexta-feira, 30ª Semana do Tempo Comum, na 1a Leitura (Rm 9,1-5), o Apóstolo Paulo está passando por grande sofrimento. Por quê? “Tenho no coração uma grande tristeza e uma dor contínua”. Porque seus ‘parentes’, que receberam as maiores provas, resistem e rejeitam o Projeto de Deus. Isto criava obstáculos à própria evangelização no meio dos pagãos. Então, Paulo põe em jogo a própria vida para salvar seu povo: segregado (separado, amaldiçoado), assim como Moisés que intercede pelos pecados do povo: “ou perdoa o pecado deles ou risca-me do livro da vida” (Ex 32,32).

No Evangelho (Lc 14,1-6), vemos que para Jesus a lei do sábado deve ser interpretada como libertação e vida para o ser humano.

Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.


Padre Leomar Antonio Montagna é presbítero da Arquidiocese de Maringá, Paraná. Doutorando em Teologia e mestrado em Filosofia, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR – Câmpus de Curitiba. Foi professor de Teologia na Faculdade Missioneira do Paraná – FAMIPAR – Cascavel, do Curso de Filosofia da PUCPR – Câmpus Maringá. Atualmente é Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Sarandi PR.