Jesus voltou para o Pai

Com a festa da ascensão, celebramos o final da missão terrena de Cristo e o início da missão salvadora da Igreja. As Leituras lembram o fato, embora narrados com pormenores diferentes. Na

1ª Leitura (At 1,1-11), Lucas, após uma introdução aos Atos dos apóstolos, descreve a despedida de Jesus em Jerusalém. Sublinha a vinda do Espírito Santo e o testemunho que os discípulos deverão dar “até os confins da terra”.

Na 2ª leitura (Ef 1,17-23), Paulo vê na Ascensão a glorificação de Cristo e o anúncio do retorno de toda a humanidade para Deus.

O Evangelho (Mt 28,16-20) narra a aparição pascal de Jesus e sua despedida. Há várias mensagens: Jesus se apresenta: “Todo poder me foi dado…; a Missão: “Ide e fazei discípulos meus todos os povos; a Promessa: “Estarei convosco até o fim dos tempos…” A Igreja de Cristo é, essencialmente, uma Comunidade missionária, cuja missão é testemunhar no mundo a proposta de salvação que Jesus veio trazer à humanidade e deixou nas mãos e no coração dos seus discípulos; uma missão universal, destinada a “todas as nações”, a catolicidade da Igreja. A iniciação cristã tem duas fases: O ensino (pregai…) e o Batismo (batizai…). A elevação ao céu expressa a exaltação total de Jesus; a nuvem é um sinal que esconde e manifesta a presença de Deus; os dois homens vestidos de branco indicam que o testemunho vem de Deus; os discípulos olhando para o céu lembram a nossa dependência de Deus e o Cristo que voltará um dia.

A Ascensão fala que somos enviados de Cristo para continuar e completar a sua obra na terra e Ele nos garante: “Estarei convosco todos os dias, até ao fim dos tempos” Como estou continuando a obra de Cristo? Semana de oração pela unidade dos cristãos.

 

Deus te abençoe.

Fonte: Diopuava


Dom Amilton Manoel da Silva CP, é missionário passionista e  bispo diocesano de Guarapuava  PR.