Padre Jean Patrik apresenta a Leitura Orante da Palavra de Deus, A Lectio Divina. Acompanhe este momento de fé e intimidade com o Senhor.
Capítulo II
Pedras vivas e nação santa
1 Portanto, despojai-vos de toda maldade, de toda mentira, hipocrisia e inveja, e de toda calúnia. 2 Como criancinhas recém-nascidas, desejai o leite legítimo e puro que vos vai fazer crescer na salvação. 3 Pois já provastes que o Senhor é bom. 4 Aproximai-vos do Senhor, pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e valiosa aos olhos de Deus. 5 Do mesmo modo, também vós, como pedras vivas, formai um edifício espiritual, um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. 6 Com efeito, nas Escrituras se lê: “Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida, honrosa; quem nela confiar, não será confundido”. 7 De vós, que credes, ela é a honra! Mas para os que não crêem, “a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular” 8 e “pedra de tropeço, pedra que faz cair”: nela tropeçam os que não acolhem a Palavra; esse é o destino deles. 9 Mas vós sois a gente escolhida, o sacerdócio régio, a nação santa, o povo que ele adquiriu, a fim de que proclameis os grandes feitos daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa. 10 Vós sois aqueles que antes não eram povo, agora, porém, são povo de Deus; os que não eram objeto de misericórdia, agora, porém, alcançaram misericórdia.
Bom procedimento para com todos
11 Caríssimos, eu vos exorto como a migrantes e forasteiros: afastai-vos das paixões carnais, que fazem guerra a vós mesmos. 12 Tende bom procedimento no meio dos pagãos. Deste modo, mesmo que vos caluniem como se fôsseis malfeitores, poderão observar a vossa boa atuação e glorificarão a Deus no dia do julgamento. 13 Subordinai-vos a toda autoridade humana por amor ao Senhor, quer ao rei, como soberano, 14 quer aos governadores, que por ordem dele castigam os malfeitores e premiam os que fazem o bem. 15 Pois a vontade de Deus é precisamente esta: que, fazendo o bem, caleis a ignorância dos insensatos. 16 Conduzi-vos como pessoas livres, mas sem usar a liberdade como pretexto para o mal. Pelo contrário, sede servos de Deus. 17 Honrai a todos: aos irmãos, amai; a Deus, tende temor; ao rei, honrai.
A obediência dos servos segundo o exemplo de Cristo
18 Servos domésticos, submetei-vos aos patrões com todo o respeito, não só aos bons e afáveis, mas também aos que são difíceis. 19 Nisto consiste a graça: sofrer injustamente, suportando as aflições, com a consciência da presença de Deus. 20 Pois que merecimento há em fazer o mal e suportar castigo por isso? Entretanto, se fazeis o bem e suportais o sofrimento, isto vos torna agradáveis junto a Deus. 21 De fato, para isto fostes chamados. Pois também Cristo sofreu por vós deixando-vos um exemplo, para que sigais os seus passos. 22 Ele não cometeu pecado algum, mentira nenhuma foi encontrada em sua boca. 23 Quando injuriado, não retribuía as injúrias; atormentado, não ameaçava; antes, colocava a sua causa nas mãos daquele que julga com justiça. 24 Carregou nossos pecados em seu próprio corpo, sobre a cruz, a fim de que, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Por suas feridas fostes curados. 25 Andáveis desgarrados como ovelhas, mas agora voltastes ao pastor protetor de vossas vidas.