Maria, modelo da fé

Caríssimos:

           “Mas ao chegar a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher”. (Gl 4,4)

          “Maria disse então: – Eu sou a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.” “(Lc 1,38)

          Eis que Maria entra na história como a Mãe do Filho de Deus, pela ação do Espírito Santo.

          Revela-se assim a Santíssima Trindade. Deus não é um Deus solitário. É a comunidade de pessoas, mais perfeita, porque tudo em Deus procede do amor.

          Maria, na sua simplicidade de jovem cheia de fé, acredita na mensagem do Anjo e se entrega a uma tarefa, que sua humildade não esperava.

          É Maria que nos traz Jesus Cristo e aceita todo o caminho inesperado, que vai desde a gruta de Belém até o Calvário. Desde o Natal até a Sexta-feira Santa.

          Maria aceitou o caminho doloroso. Mas Deus Pai, ao ressuscitar o Filho, glorificou também a Mãe. Maria, modelo da fé, não ficou decepcionada.

          Maria, ferida pela espada do sofrimento, Mãe das dores, nos diz que vale a pena acreditar em Deus. Vale a pena confiar sempre em Deus.

          Neste Natal também somos convidados a revigorar a fé e o testemunho.

          É Maria que nos dá o exemplo da fé.

          Maria, há 2000 anos, deu à luz seu filho Jesus, no qual reconhecemos o Cristo, o Messias, o Filho de Deus, que se fez gente como nós.

          Isto aconteceu uma vez só, no tempo oportuno, escolhido por Deus Pai, chamado plenitude dos tempos, o grande momento da história da salvação.

               Como Jesus se faz presente hoje, Ele que voltou para o Pai?

Uma das maneiras é aquela indicada pelo próprio Jesus:

          “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles.” (Mt 18,20)

          Juntar-se em casa, ou na igreja, para rezar juntos, faz presente Jesus entre nós.

          Podemos, então, ainda hoje, trazer Jesus Cristo pela oração em conjunto, que será fonte de muitas graças, especialmente a de sabermos amar, como Jesus amava, como Jesus ensinava.

          Precisamos que Jesus se faça presente, por nossa oração e pela capacidade de aceitar a Sua vontade. Então a mensagem do Evangelho transformará tudo.

          Haverá justiça social. Haverá alimento, saúde e escola para todas as crianças.

          Haverá famílias construídas pelo verdadeiro amor, que dura e não é uma aventura passageira.

          Deus veio morar conosco, por meio de Maria, e por meio de nossa fé.

          A fé se torna testemunho, para todos perceberem os frutos benéficos, que Deus ainda produz, pelo Espírito Santo, naqueles que se declaram cristãos e vivem coerentemente.

          Olhando Maria, podemos perceber a importância da mulher no mundo e no plano de Deus.

          A mulher, por sua sensibilidade maternal, é capaz de transmitir a fé, transformando-a em gestos de amor, atenta às necessidades da criança, do adulto e do idoso.

          Sua capacidade de doar-se com fé transforma o mundo da violência, do ódio e da vingança, em família, onde há aceitação da vida e das pessoas.

 

Cartas Pastorais
Dom Giovanni Zerbini