Meia meia

Sábado da Sexta Semana do Tempo Pascal. Alegria e esperançamento nas nossas utopias críveis. O Senhor Ressuscitado segue projetando sua vida em nossas vidas. Com a encarnação do Verbo, a história humana está engravidada com a divindade do Ser Criador de Deus. A ternura, a misericórdia e a amorosidade de um Deus que muito ama veio até nós na pessoa de seu Filhão.

Um sábado especial na vida deste mineiro, que adotou o Araguaia como palco dos seus sonhos e missão pelo Reino. Meia meia. Um sexagenário que o mundo viu nascer na década de cinquenta, gestado no útero amoroso de uma mulher guerreira. Nasci, cresci e amadureci sendo moldado pelo seu jeito feminino de ser, ainda que ela nos deixou muito cedo.

Não sou pavão misterioso, mas também tenho muita história pra contar. Uma história de vida marcada pela luta e pela superação. Olhando para trás vejo todo o caminho que percorri, ditando o ritmo da minha vida fundamentado nos valores, princípios e diretrizes que trouxe de meu berço natal. Sou o que sou e quem sou, graças àquela que me gestou.

O meu dia natalício de hoje vem a calhar com a proposta litúrgica. Jesus, dirigindo aos seus, lhes diz: “se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará”. (Jo 16,23) Não é muito o que desejo pedir, até porque, o meu Deus tem sido muito generoso comigo. Mais do que necessito e mereço. Só de saber dos amigos e amigas que Ele colocou no meu caminho como dádiva sua, me sinto contemplado. Quem tem um amigo tem um tesouro.

Confiança é tudo. Acreditar é mais do que conhecer. Conhecer, confiando e acreditando. A nossa relação com Jesus e o seu/nosso Pai, deve ser marcada por esta confiança absoluta de nos entregar livremente em suas mãos e nos deixarmos ser moldados pelo seu projeto de amor. Ele é tudo em nossas vidas e sem Ele, a vida perde sentido e a razão de ser.

“Saí do Pai e vim ao mundo, eu deixo o mundo e vou ao Pai. (Jo 16,28) O Reino projeto pelo Pai em Jesus se estende a todos. Somos a extensão e destinatários deste Reino. O que acontece com Jesus acontece com todos: para dar fruto, o grão de trigo deve morrer. Morrer para gerar a vida. O tempo é de testemunho em meio a lutas e perseguições. Mas é também tempo de confiança e paz, pois os seus seguidores podemos contar com o amor do Pai. E desde já podemos estar certos da vitória: Jesus já venceu todos os adversários. Jesus venceu, significa que todos venceremos.


Francisco Carlos Machado Alves conhecido como Chico Machado, foi da Congregação do Santíssimo Redentor, os Redentorista, da província de São Paulo. Reside em São Felix do Araguaia no Mato Grosso e é agente de Pastoral na Prelazia de São Felix desde 1992. Sua atividade pastoral é junto aos povos indígenas da região: Xavante, Kayabi, Karajá, dentre outros. Mestre em Educação atua na formação continuada de professores Indígenas, nas escolas das respectivas aldeias.