Memória de São Pio X

21 de agosto

José Sarto ( Treviso, Itália, 1835 – Roma, 20 de agosto de 1914), bispo de Mântua ( 1884) e patriarca de Veneza ( 1893), sobe à cátedra de Pedro com o nome de Pio X. È o pontífice que no Motu Proprio “ Tra le Sollecitudini” ( entre as solicitudes, 1903) afirmou que a participação nos santos mistérios é a fonte primeira e indispensável da vida crsitã. Defendeu a integridade da doutrina da fé, promoveu a comunhão eucarística também das crianças, encaminhou a reforma da legislação eclesiástica, ocupou-se positivamente com a questão romana( entre governo italiano e a snta Sé), e com a Ação Católica, cuidou da formação dos sacerdotes, mandou elaborar um novo catecismo, favoreceu o movimento bíblico, promoveu a reforma litúrgica e o canto sacro.

São Pio X, rogai por nós!

OREMOS:

Ò Deus, que para defender a fé católica e restaurar todas as coisas no Cristo, cumulastes o papa São Pio X de sabedoria divina e coragem apostólica, fazei-nos alcançar o prêmio eterno, dóceis às suas instruções e seus exemplos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

FONTE: Missal Romano


Padre Adriano José Cruzeiro, é sacerdote da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote. Técnico Agrícola, estudou na Escola Dona Sebastiana de Barros em São Manuel – SP.  Lincenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP,  Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana – Taubaté- SP, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP, e pós-graduando em Direito Matrimonial e Processual Canônico pelo Centro Universitário Claretiano – Batatais – SP.