Missão Diocesana Juvenil

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, na carta para as comunidades do Brasil, renovou seu compromisso de estar ao lado dos jovens afirmando que a evangelização, nesta faixa-etária, também depende da promoção de uma pastoral juvenil ousada, capaz de ir ao encontro dos jovens na situação em que eles se encontram e cativá-los através da acolhida, do diálogo, da amizade e outras atividades.

Interpelados por tal realidade, somos convidados a cativar nossos jovens para as diversas metodologias e espiritualidades nos movimentos e pastorais da Igreja diocesana.

Entre os espaços, na Diocese de Guarapuava, contamos com a Missão Diocesana Juvenil – MDJ, projeto que busca cativar levar os jovens a expressar sua caminhada eclesial, renovar seu batismo, e viver a missão que Cristo nos chamou: o anúncio do Evangelho.

No exemplo de Nossa Senhora de Belém, peregrina e modelo de discipulado, o jovem vive na MDJ o serviço ao Reino, levando a Palavra às comunidades, descobrindo e renovando o chamado de Deus, fortalecendo o seguimento em Jesus Cristo.

A Paróquia Santa Clara, munícipio de Candói, acolhe e prepara-se para sediar a proxima edição da Missão Diocesana Juvenil. Com aproximadamente 16.000 habitantes, nas 36 comunidades dividas em 15 setores, com mais de 25 pastorais e movimentos.

Santa Clara de Assis, é a nossa padroeira, sendo uma inspiração para a juventude, tendo em vista que desde jovem já tinha a fama de muito religiosa. Conforme a sua história, aos 18 anos ela fugiu com uma amiga, Felipa de Guelfuccio, para encontrar São Francisco de Assis, na Porciúncula, (capelinha de Santa Maria dos Anjos, onde nasceu a ordem dos Franciscanos e a ordem de Santa Clara). Lá ela era esperada para fazer os primeiros votos e entrar no convento dos franciscanos, manifestando seu amor a Jesus.

No diálogo com lideranças e os jovens da paróquia, processo de escuta,  estamos preparando o ambiente e despertando o espírito da missão, promovendo a reflexão nos grupos missionários, visitando comunidades e celebrando com as famílias.

Convidamos os grupos de jovens da Diocese para estarmos unidos em orações pela proxima etapa da Missão Diocesana Juvenil, futuramente estaremos comunicando as datas e etapas para a realização deste projeto diocesano que cultiva amizades e a partilha da Palavra de Deus. Fraterno abraço.


Padre Paulo Fernando Francini, presbítero da Diocese de Guarapuava. É natural da comunidade da Água do Macuco de Grandes Rios–PR, atualmente é pároco da Paróquia Santa Clara em Candói-PR. Possui Especialização em Marketing pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER. Bacharelado em Teologia pela Faculdade Missioneira do Paraná – FAMIPAR de Cascavel-PR. Bacharelo em Filosofia pelo Instituto de Filosofia Nossa Senhora da Glória de Maringá-PR.