Reflexão Litúrgica: Quinta-feira, 18/05/2023,
VI Semana da Páscoa
Na Liturgia desta quinta-feira da VI Semana da Páscoa, vemos, na 1a Leitura (At 18,1-8), que a fundação da comunidade de Corinto foi uma das obras mais importantes de Paulo e marcou o caminho do cristianismo para o ocidente. Trata-se de uma nova etapa: o apóstolo rompe com os judeus e se dirige aos pagãos; a comunidade nasce na casa de um pagão, e não na sinagoga. De Corinto, Paulo escreveu as duas cartas aos Tessalonicenses, que são os escritos mais antigos do Novo Testamento.
No Evangelho (Jo 16,16-20), após haver falado do papel do Espírito Santo como advogado e mestre, Jesus procura agora confortar os discípulos. Ele se ausentará por pouco tempo (o período da paixão), mas depois retornará. O retorno não será, porém, limitado às aparições pascais, mas terá como resultado a presença do Salvador no coração dos crentes.
Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.
Padre Leomar Antonio Montagna é presbítero da Arquidiocese de Maringá, Paraná. Doutorando em Teologia e mestrado em Filosofia, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR – Câmpus de Curitiba. Foi professor de Teologia na Faculdade Missioneira do Paraná – FAMIPAR – Cascavel, do Curso de Filosofia da PUCPR – Câmpus Maringá. Atualmente é Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Sarandi PR.