No dia 12 de outubro, a Igreja celebra, no seu calendário, a festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. É importante assimilarmos, inicialmente, o seguinte entendimento: quando dizemos “NOSSA SENHORA”, é referido como “mãe de Jesus”, assim sendo, todas as “NOSSAS SENHORAS” tomam como referência a sagrada Maria, mãe do nosso Senhor Jesus Cristo.
A devoção se inicia no ano de 1717, nas margens do rio Paraíba do Sul quando vários pescadores foram em busca de alimento para os nobres da época que em festejo homenageavam Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos, conhecidos como conde de Assumar, uma pequena freguesia portuguesa que é localizada no município de Monforte, vila e freguesia de Nossa Senhora da Graça. Nas buscas, os pescadores lançaram a rede ao rio e puxaram uma imagem sem cabeça, ao lançar novamente, encontraram a cabeça, porem de Nossa Senhora da Conceição. Logo depois os pescadores prosperaram na pescaria, tendo a graça de poder garantir alimento por algum tempo.
É a partir daí que se certifica o nome Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Há críticos que interrogam a questões de a imagem estar no fundo do rio, as explicações apontam que, a imagem estava quebrada então jogaram no rio, a ideia seria enterrar ou jogar no rio a imagem depois que se quebrar. O que chama a atenção dos fiéis é a sua cor de pele. A explicação é única onde partindo do princípio que a Santa foi encontrada nos rios, ficou naturalmente escura e enegrecida e até pela referida questão da escravidão adotada na época.
De forma espontânea as devoções se iniciam, além do milagre dos pescadores que, de forma abundante conseguiram pescar o que há muito tempo não conseguiam, além disso a história de Zacarias, o escravo. O escravo passou por uma capela dedicada a santa e começou a rezar por um instante, diante disso as algemas dos pés do escravo se quebraram, tornando-se liberto.
Em maio de 1743 o projeto da primeira Igreja a culto da Santa foi aprovado. A partir daí, em 1834 uma Basílica foi construída a chamada “Basílica Velha” e inaugurada em 1888. A Basílica se entendeu e hoje conhecido como Santuário Nacional de Aparecida, Aparecida, localizada no Vale do Paraíba paulista, a qual João Paulo II em 1980 o consagrou. Segundo Pe. Felipe Cosme Damião Sobrinho, graduado em Teologia e Filosofia, a data “12 de outubro” a ser comemorado a festa litúrgica da Santa, foi uma convenção, onde ele diz: “Nossa Senhora é padroeira do Brasil desde 1930. E temos de lembrar que, no calendário antigo, havia a maternidade divina de Maria, celebrada em 11 de outubro no calendário romano. E há, também, a conquista da América, em 12 de outubro de 1492. A festa de Nossa Senhora Aparecida, antes, era celebrada em 7 de setembro.”
Que não cessemos nunca de pedir a intercessão de Nossa Senhora da Conceição Aparecida a partir do Santo Rosário. Deixo aqui três orações de Nossa Senhora da Conceição Aparecida para que possamos meditar neste dia:
1º ORAÇÃO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA
“Querida Mãe Nossa Senhora Aparecida, Vós que nos amais e nos guiais todos os dias, Vós que sois a mais bela das Mães, A quem eu amo de todo o meu coração. Eu vos peço mais uma vez que me ajudeis a alcançar uma graça.” (diga qual a graça que deseja alcançar)
2º ORAÇÃO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA
“Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida. Mãe de meu Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e Consolação dos aflitos e atribulados. Ó Virgem Santíssima, cheia de poder e bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos em todas as necessidades. Lembrai-vos, clementíssima Mãe Aparecida, que não se consta que de todos os que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado vossa singular proteção, fosse por vós algum abandonado. Animado com esta confiança a vós recorro: tomo-vos de hoje para sempre por minha Mãe, minha protetora, minha consolação e guia, minha esperança e minha luz na hora da morte. Assim pois, Senhora, livrai-me de tudo o que possa ofender-vos e a vosso Filho meu Redentor e Senhor Jesus Cristo. Virgem bendita, preservai este vosso indigno servo, esta casa e seus habitantes, da peste, fome, guerra, raios, tempestades e outros perigos e males que nos possam flagelar. Soberana Senhora, dignai-vos dirigir-nos em todos os negócios espirituais e temporais; livrai-nos da tentação do demônio, para que, trilhando o caminho da virtude, pelos merecimentos da vossa puríssima Virgindade e do preciosíssimo Sangue de vosso Filho, vos possamos ver, amar e gozar na eterna glória, por todos os séculos dos séculos.
Amém!”
3º ORAÇÃO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA
“Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil. Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-me, o Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte. Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade. Assim seja!”
Kauany Francisco Costa, acadêmica e residente de História pela Universidade Estadual de Maringá. Participa da Renovação Carismática Católica na Paróquia Divino Espírito Santo no município de Ivaiporã, Diocese de Apucarana – PR.