Nossa Senhora do Carmo

 

Hoje dia 6 de julho, celebramos Nossa Senhora do Carmo. Essa devoção teve início no XII, quando um grupo de pessoas que desejavam se retirar do mundo para se aproximar de maneira mais perfeita de Deus se juntaram próximo ao Monte Carmelo, na Palestina. As pessoas que seguem essa vocação são chamadas de eremitas e vivem um estilo de vida simples e pobre. De modo especial os eremitas do Carmelo, que desejavam viver esse estilo de vida em respeito ao profeta Elias que também havia se refugiado naquele monte.

A partir de então surgiu a Ordem dos Carmelitas, que além de tomar o profeta Elias como seu padroeiro, também veneravam a Virgem Maria, como a bem aventurada Virgem do Carmo. E com essa profunda devoção a Nossa Senhora, construíram uma igreja em homenagem a ela. Mas com a perseguição dos mulçumanos eles tiveram, que fugir para a Europa.

Mas a ordem já havia florescido sobre o monte Carmelo e se espalhado pela Europa e a devoção à Nossa Senhora do Carmo também.

Mas antes dessa devoção se espalhar, a ordem passou por um momento difícil.

Certa vez, em um momento de angustia e desespero, são Simão Stock rezou intensamente pela proteção de Nossa Senhora do Carmo para que a Ordem não fosse exterminada.

Como resposta a essa oração apareceu Nossa Senhora e entregou a ele um escapulário como sinal de aliança de paz e amor para com a Ordem. A partir de então o escapulário se tornou um dos elementos essenciais de todo carmelita.

Peçamos a Bem Aventurada Virgem do Carmo interceda a Deus por nós rezando:

 

Ó Bendita e Imaculada Virgem Maria, honra e esplendor do Carmelo

Vós que olhais com especial bondade para quem traz o vosso bendito escapulário

Olhai para mim benignamente e cobri-me com o manto de vossa maternal proteção

Fortificai minha fraqueza com vosso poder.

Iluminai as trevas do meu espírito com a vossa sabedoria

Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade

Ornai minha alma com as graças e as virtudes que a torne agradável ao vosso divino Filho

Assisti-me durante a vida.

Consolai-me na hora da morte com a vossa amável presença

E apresentai-me a Santíssima Trindade como vosso filho e servo dedicado

E lá no céu eu quero louvar-vos e bendizer-vos por toda eternidade. Amém.


Eduardo Correia Nassar, é graduado em Filosofia, atua como Ministro Auxiliar da Sagrada Eucaristia e Catequista na Paróquia Nossa Senhora do Rosário,  em Rosário do Ivaí PR.