O amor maior e universal

A visão cristã da história não se confina com os discípulos de Jesus. Ela é mais abrangente e se estende a toda a humanidade pela qual Jesus deu a sua vida. Ele é o Salvador do mundo (1 Jo 2.1)

A Eucaristia fortifica os discípulos para fazer o bem a todos. “Assim como o Pai me enviou, assim eu vos envio para o mundo” (Jo 18,17). Jesus quer que sejamos missionários do Reino, anunciando a todos o projeto salvífico de Deus. Ele se declara o “Pão vivo que desceu do céu para a vida do mundo”. A Igreja aprende na Eucaristia a oferecer sua própria vida com a vida de Jesus pela salvação do Mundo. Unida a Cristo na fé, a Igreja é esposa, companheira, associada no mistério da salvação.

A Igreja, unida a Cristo, reza pelo mundo e intercede com Jesus pela redenção de toda humanidade: os que crêem em Deus, os que têm outras crenças, os que atentam contra a própria vida, todos estão envolvidos pela prece da Igreja, que na Eucaristia faz-se oferta “Por Cristo, com Cristo, em Cristo” pela salvação do mundo.