Reflexão litúrgica: Terça-feira, 03/10/2023, 26ª Semana do Tempo Comum
Memória Santos André de Soveral,Ambrósio Francisco Ferro,
presbíteros e companheiros, mártires
Na Liturgia desta terça-feira, 26ª Semana do Tempo Comum, na 1a Leitura (Zc 8,20-23), o autor bíblico reflete a tomada de consciência, por parte da comunidade judaica, de sua missão espiritual universal. O profeta Zacarias vê um movimento de penitência atravessar as nações, uma peregrinação de povos convergir ao lugar em que Deus estabeleceu sua morada. Pessoas de todos os lugares estão desejosas de participar da missão e do destino de Israel, de entrar na mesma aliança com Deus. Enfim, o autor exalta a grandeza de Deus e de sua cidade Jerusalém, reconstruída como centro universal de peregrinação.
No Evangelho (Lc 9,51-56), vemos que Jesus toma a decisão de ir para Jerusalém. É um itinerário espiritual, ao longo do qual Jesus vai mostrando aos discípulos os valores do Reino. Esse percurso converge para a cruz. Os discípulos devem percorrer o mesmo caminho, sem violência e sem fanatismo frente às adversidades: “Senhor, queres que mandemos que desça fogo do céu e os consuma?” Jesus repreende tal intolerância, pois a luta é contra o mal e não contra pessoas.
Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.
Padre Leomar Antonio Montagna é presbítero da Arquidiocese de Maringá, Paraná. Doutorando em Teologia e mestrado em Filosofia, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR – Câmpus de Curitiba. Foi professor de Teologia na Faculdade Missioneira do Paraná – FAMIPAR – Cascavel, do Curso de Filosofia da PUCPR – Câmpus Maringá. Atualmente é Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Sarandi PR.