O defensor

Reservei este final de semana para rezar um pouco mais. Me dei este direito de ESTAR A SÓS COM O SENHOR para uma boa prosa. Tenho rezado muito ultimamente. Esta é uma das formas que encontro, para manter certo equilíbrio, diante de um contexto que nos amedronta. Também tenho buscado na ORAÇÃO, juntar as forças, para ajudar outras pessoas, que tem passado por momentos difíceis, em meio a esta pandemia. Deus é o nosso REFÚGIO, o porto seguro, não somente para momentos como estes, mas sempre, uma vez que o próprio Jesus já nos disse: “Eis que estou à porta e bato. Quem ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entro em sua casa e janto com ele, e ele comigo.” (Ap 3, 20)

Tenho estado em “contato” com várias pessoas. Tenho ouvido os clamores de muitos que compartilham comigo às suas ANGÚSTIAS. Não tem sido fácil para muitos que me procuram, em busca de uma palavra de CONFORTO, de ESPERANÇA, em meio ao caos que passou a ser a nossa vivencia no PLANETA. Na medida do possível, tenho contribuído aqui e ali, sempre numa perspectiva de olhar mais além. De projetar um horizonte, em que as pessoas possam vislumbrar um amanhã melhor. Vai passar! Precisamos acreditar e apostar nesta possibilidade.

Se a angústia se faz presente na vida de alguns, também é verdade que já vi vários tipos de INTERPRETAÇÃO para o momento que ora vive a humanidade. E, diante destas interpretações, não consigo conceber a ideia de que esta pandemia foi um CASTIGO a nós dado pelo próprio DEUS. Os que assim pensam e, para justificar esta tragédia de Deus castigando a humanidade, dizem que está tudo escrito na própria bíblia. É muita responsabilidade que estamos jogando nas costas do Deus de Jesus.

Sou partidário daqueles que acreditam que estamos pagando um alto preço por causa dos nossos desmandos de FILHOS INGRATOS para com a nossa MÃE TERRA. Sim, cansamos de agredir sistematicamente o meio que nos circunda, com a nossa ação irresponsável diante do PLANETA. Chegaria um momento que GAIA iria nos cobrar por tamanha irresponsabilidade diante de tudo que ela nos provê.

Esta é uma das concepções que alimento e que me dá segurança para afirmar as convicções. Nesta minha visão não muito bem elaborada, Gaia que é a deusa da Terra ou simplesmente Mãe Terra, subsidiado nos estudos das mitologias gregas e romana. Segundo o poeta Hesíodo, Gaia é a personificação do mundo se formando. É a própria Terra divinizada. Por tudo isso, Gaia é a base de todas as outras coisas que vieram depois dela. Surgida do Caos, ela é a origem de tudo, a fonte de toda a matéria: do céu, das montanhas e dos mares.

Estamos padecendo de uma pandemia que nos pegou a todos de surpresa. Não que Deus assim o quisesse, mas porque nós mesmos construímos as bases para chegarmos onde chegamos. Impensável para qualquer um de nós que chegaríamos onde chegamos. Ninguém de nós pode dizer que está seguro diante de um vírus que segue ceifando vidas. O Brasil é o quarto país em numero de mortes e infectados. E, a depender de uma classe de pessoas que temos entre nós, seremos um dos países mais devastados pela covid-19. Esta é a estimativa de gente séria que está tentando dar números mais positivos a esta tragédia, que parece não ter fim.

O que nos vale é que o nosso Deus não nos deixa órfãos, a mercê do infortúnio. ELE é o DEUS VIVO e atuante na nossa HISTÓRIA. O DEUS PRESENTE em nossas vidas nos animando e dizendo sempre: CORAGEM! Vamos em frente! Vida que segue! E para nossa maior alegria, nos manda um DEFENSOR, o ESPÍRITO DA VERDADE. E “Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde sempre.” (Jo 15, 26-27)