O Reino de Deus está perto

 

Caríssimos:

          Na narração do Evangelista Marcos, Jesus inicia sua pregação convidando a uma mudança de vida. “Convertei-vos e crede no Evangelho.”

          Este brado de Jesus precisa ecoar também nos dias de hoje, para que os ouvidos dos jovens e adultos dos nossos dias possam escutar e depois abater as barreiras levantadas pelos falsos valores do dinheiro, do prazer e do bem-estar pessoal, que não deixam ver os demais aspectos da vida. O Evangelho apresenta valores que não perecem e dão um sentido profundo e alegre à nossa vida.

          “O Reino de Deus está perto.” Jesus inicia um modo novo de governar, de estruturar um reino. Não mais dominado pelo poder do dinheiro e da violência, mas norteado pela lei do amor.

          “O Reino de Deus está perto.”

          Já começa iluminar a vida da comunidade pela luz do Evangelho.

          Simão e André, Tiago e João. São pescadores. Deixam seu trabalho, sua família e seguem Jesus Cristo. Deixam a segurança de uma vida simples de quem vive do próprio trabalho e pela família, para ir ao encontro da incerteza. Vão atrás de quê? De um projeto ou de um sonho? Seguem uma pessoa, que os atrai.  Algo mais do que uma amizade, é o atrativo de algo mais sublime, que ainda não compreendem, mas os sugestiona.

          “O Reino de Deus está perto.” Porque os discípulos e nós também, após 2000 anos, podemos escutar sua voz, ver seus gestos, constatar sua presença. Sim, porque Deus se faz presente por meio de Jesus Cristo e fica perto, tão perto que percebemos intensamente sua voz e sua ação. Converter-se. Mudar de vida. É antes de tudo “crer no Evangelho.” Aí saberemos também como agir. É o convite a deixar nossos pecados, que são os atos errados, que nos afastam de Deus e do caminho que leva à nossa felicidade. É dizer sim ao chamado-convite de Deus.

          Neste tempo de ação de graça pela presença bimilenar de Jesus Cristo e de sua mensagem para a alegria dos homens e mulheres de todos os tempos, queremos renovar nosso entusiasmo e dizer em alta voz e com muita determinação, que o anúncio de Jesus é atual e benéfico, porque mantém sua força e seu valor incomparável.

          Respeitamos todas as tentativas de desenvolver as capacidades da mente e o poder do autocontrole, usando técnicas e métodos de filosofias antigas e renovadas, especialmente do     Oriente, mas tudo isso não pode, nem consegue esvaziar o conteúdo exuberante do Evangelho. As descobertas das ciências e da tecnologia são sempre bem-vindas, porque são a expressão evidente da capacidade do Deus Criador de todas as coisas.

          Mas não são as filosofias e os recursos da força humana que possam vir a dispensar o fluxo perene da graça de Deus a fortalecer nossa vontade e iluminar nossos projetos. “A” “Universidade do Professor”, que se realiza em Faxinal do Céu, Município de Pinhão, na nossa Diocese, com louvável empenho, deseja dar aos educadores de nossos filhos recursos, métodos e técnicas, que valorizam as energias da mente humana para um crescimento harmônico e o equilíbrio que facilitam a integração pessoal e comunitária. Lamentamos, no entanto, que algumas expressões encontradas nas apostilas fornecidas aos professores e, às vezes, algumas afirmações de palestrante do encontro em Faxinal do Céu releguem o cristianismo a um papel obscurantista.

            È pena e sinal de triste parcialidade querer ridicularizar, julgar levianamente ou ignorar a riquíssima e, plenamente humana, contribuição dada à Educação, através dos milênios, pela mensagem da Bíblia e, em particular, pelo anúncio e vivência do Evangelho de Jesus Cristo que, aliás, faz parte da cultura do Povo Brasileiro.

          “O Reino de Deus está perto.”

          Somos nós cristãos que, por palavras e gestos concretos de amor e perdão, mostramos Jesus Cristo presente hoje e amanhã. As nuvens do racionalismo radical não vão obscurecer a luminosidade do Evangelho.

 

Cartas Pastorais
Dom Giovanni Zerbini