Reflexão litúrgica: quarta-feira, 13/12/2023, 2ª Semana do Advento
Memória de Santa Luzia, virgem e mártir
Na Liturgia desta quarta-feira, 2ª Semana do Advento, na 1a Leitura (Is 40,25-31), vemos que os exilados caíram no desânimo e pensam que o Senhor os abandonou, isso se torna empecilho para que o novo êxodo se realize. O profeta mostra que o mesmo Deus eterno que criou o mundo é quem dá força ao cansado e firmeza aos fracos: ele sustenta todos aqueles que nele confiam.
No Evangelho (Mt 11,28-30), vemos que a mensagem do Reino anunciado por Jesus e a justiça de Deus, são os pobres que a compreendem, as ovelhas sem pastor que escutam a voz do Espírito. Eles descobrem que a mensagem do Messias é de libertação dos pesos que impedem a vida plena e que dificultam o acesso a Deus.
Com sua palavra e ação, Jesus revela a vontade do Pai, que é instaurar o Reino. Contudo, os sábios e inteligentes não são capazes de perceber a presença do Reino e sua justiça através de Jesus. Ao contrário, os desfavorecidos e os pobres é que conseguem penetrar o sentido dessa atividade de Jesus e continuá-la. Jesus veio tirar a carga pesada que os sábios e inteligentes haviam criado para o povo. Em troca, ele traz novo modo de viver na justiça e na misericórdia: doravante, os pobres serão evangelizados e partirão para evangelizar.
Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.
Padre Leomar Antonio Montagna é presbítero da Arquidiocese de Maringá, Paraná. Doutorando em Teologia e mestrado em Filosofia, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR – Câmpus de Curitiba. Foi professor de Teologia na Faculdade Missioneira do Paraná – FAMIPAR – Cascavel, do Curso de Filosofia da PUCPR – Câmpus Maringá. Atualmente é Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Sarandi PR.