O sentido e a verdade da vida

Neste dia a primeira leitura (Dn 3,14-20.24.49a.91-92.95)  e o evangelho do dia (Jo 8,31-42), nos lembra a necessidade de adorar somente a Deus e não há falsos ídolos, e no evangelho Jesus nos convida a conhecer a Verdade.

No tempo presente somos expostos incessantemente e intensamente a estímulos em praticamente todos os sentidos, onde acabamos deixando ou esquecendo a Deus e seguindo a tantos outros ídolos, seguimos mais famosos em redes sociais e sabemos mais de suas vidas que o próprio evangelho.

Como estamos expostos a muitos estímulos e informações não nos damos conta que no fim não estamos seguindo nada ou ninguém e estamos sentido e vivendo um profundo vazio. Isto ocorre por que perdemos o verdadeiro sentido da vida não sabemos ou perdemos a Verdade.

Na primeira leitura os três jovens não perderam o Sentido que é Deus, por este motivo em meio a tantas provações, continuaram louvando e bendizendo o Senhor, no Evangelho Cristo nos provoca a conhecer a Verdade, está verdade que é o próprio Cristo pois ele mesmo afirmou “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” (João 14:6).

Nestes tempos em que a grande sofrimento pelas pessoas, falta de animo, alegria e motivação para viver, em que muitas não se encontrão mais razão para viver, pois  a vida se torna cada mais agitada, em que se “quase” não dá conta, em que é comum sentir que é incapaz ou ainda o que fazemos está muito longe de ser o ideal. Estamos sempre em falta, falta de tempo falta com a família falta com a comunidade, sempre temos o sentimento de culpa de que deveríamos ter feito mais.

Porém o que está faltando para muitos é o verdadeiro Sentido da Vida, voltar para o Primeiro amor, isto é, Aquele que nos amou por primeiro, ao nos voltarmos para Ele nossa vida tem novo significado e sentido e tudo se ressignifica, coisas simples nos preenchem por completo, do contrário buscamos preencher nosso vazio existencial de muitas maneiras e com muitas ciosas, porém só estaremos completos se encontramos a Verdade que é o Cristo Senhor, o fim para qual o Homem foi criado, servir e amar a Deus em todas as coisas.


Marciliano Camargo de Almeida, natural de Guarapuava-PR, atualmente reside em Santa Maria do Oeste-PR, onde atua como advogado. Fez experiencia vocacional com os Jesuítas, (Companhia de Jesus), onde fez formação e capacitação em espiritualidade Inaciana. Sempre participante e atuante na igreja dando formações, sendo catequista, coordenador de pastorais, e desde 2010 faz parte da liturgia na equipe de canto.