Qual é o valor de uma amizade? Quanto vale a vida de uma pessoa que chamamos de amigo em nossa vida: Pensando nisso, me veio a mente o texto do evangelista João numa fala de Jesus a seus discípulos: “Eu já não chamo vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que seu patrão faz; eu chamo vocês de amigos, porque eu comuniquei a vocês tudo o que ouvi de meu Pai.” (Jo 15, 15). Esta passagem mostra-nos o quanto Jesus prezava a vida daqueles que estavam junto a si, chamando-os de amigos e revelando à eles a intimidade DELE com o PAI.
Nós necessitamos dos nossos amigos. Eles fazem parte das nossas vidas e caminham conosco lado a lado. Com Jesus também não era diferente. ELE tinha vários amigos, inclusive, de níveis diferentes de intimidade. Eram seus discípulos, é verdade, mas eram mais do que isso, eram seus amigos. Dentre eles Jesus tinha três amigos mais próximos: Pedro, Tiago e João. Tanto que, em algumas ocasiões ele levou apenas esses três consigo, como Mateus nos atesta: “Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, os irmãos Tiago e João, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha.” (Mt 17,:1). Ele tinha uma intimidade especial com eles e confiava na discrição deles.
Com o isolamento social e a necessidade de ficarmos em nossas casas,, estamos sentindo por demais a ausência dos amigos. A vontade de estar junto com, poder dar um abraço e conversar à vontade, faz-nos uma falta tão grande. Este tempo de pandemia, tem também servido para mostrar-nos o quanto os nossos amigos são importantes para nós. E não nos contentamos em falar com eles, via redes sociais, mas o contato físico e o calor humano deles, tem nos deixado carentes, cheios de vontade de cair dentro de seus abraços. Sem dúvida que esta nossa carência seria ainda maior se não existisse a possibilidade de ainda falarmos pelas mídias sociais. Renta Teixeira tem razão quando fala da Amizade Sincera:
A amizade sincera
É um santo remédio, é um abrigo seguro
É natural da amizade
O abraço, o aperto de mão, o sorriso
Por isso, se for preciso
Conte comigo, amigo, disponha
Lembre-se sempre que, mesmo modesta
Minha casa será sempre sua
Amigo
Com os amigos nós falamos de tudo, sorrimos e choramos, dada a empatia que temos com eles. Os amigos sabem mais das nossas vidas que muitos dos nossos irmãos de sangue, às vezes. Um dos trechos do evangelho que sempre me chamou atenção é a passagem que fala que Jesus chorou ao saber da morte de um amigo: “Então Maria foi para o lugar onde estava Jesus. Vendo-o, ajoelhou-se a seus pés e disse: Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Jesus viu que Maria e os judeus que iam com ela estavam chorando. Então ele se conteve e ficou comovido. E disse: Onde vocês colocaram Lázaro? Disseram: Senhor, vem e vê. Jesus começou a chorar.” (Jo 11, 32-35).
Como aposentei-me no dia 04 de julho de 2019 e, estando numa reunião na aldeia Xavante de Marãiwatsédé, ao comunicar às lideranças esta boa notícia, espontaneamente, o cacique Damião falou para todos os presentes: “Quer dizer que de agora em diante, o amigo é só nosso?” Apesar de ser uma colocação aparentemente possessiva, eu achei o máximo aquela sua fala, e me senti o tal ali no meio deles. Estas manifestações de carinho na amizade, nos faz um bem que não tem valor.
Com esta insegurança que estamos vivendo e com a morte cada vez mais próxima de nós, ficamos tristes e pensamos nos amigos. Eu rezo todos os dias pelos meus amigos, para que este Vírus passe bem longe de todos eles. Eu não suportaria a notícia de que um destes meus amigos foi alcançado por este Vírus maldito. Como bem disse a canção de Milton Nascimento: “Amigo é coisa pra se guardar, do lado esquerdo do peito, dentro do coração.”
Imagem: Pixabay