Evangelho Mt 1,1-16.18-23

A Igreja celebra hoje com alegria  a festa do nascimento da Virgem Maria, aquela que fora escolhida para ser a mãe do Sol da justiça, o Cristo Senhor.Celebrar o nascimento de Maria é celebrar o grande mistério de amor que Deus estabeleceu com a humanidade.  É tornar concreto o plano de Deus através de Jesus Cristo.  

No início do Evangelho de Mateus, o Evangelista quer registrar que através da história e por meio dessas pessoas citadas, o nosso Deus se fez presente com sua ação transformadora.  A genealogia de Jesus, o Salvador que tinha que vir e, nascer de Maria nos mostra como a obra de Deus está inserida na historia da humanidade.  

Os judeus davam muita importância a genealogia, pois através dela as pessoas sabiam sua identidade.  Se pertenciam ou não a família e tribo. O Espírito Santo foi o responsável de realizar em Maria a encarnação do Filho. Maria  se encontra  na lógica divina : ‘’Jacó foi pai de José, marido de Maria, e ela foi a Mãe de Jesus, chamado Messias.

Maria concebeu um Filho por obra do Espírito Santo’’ por essa razão o evangelista quis deixar claro que Maria gerou Jesus por obra do  Espírito Santo. A verdadeira identidade de Jesus; é descendente de Davi, de modo extraordinário, o Salvador, Emanuel Deus conosco, nascido virginalmente de Maria.  José aparece aqui como uma figura simples, mas, com um significado profundo, podemos até dizer gigantesco, que nos ensina a acolher com fé os mistérios e as surpresas de Deus em nossa vida.

O nosso Deus se solidariza com a nossa história, carregada de santidade, mas também de pecado. Nesse dia da festa do aniversário de Maria, mãe de Jesus e nossa mãe, somos convidados a ler esse evangelho numa perspectiva mariana. Na história de Jesus ela entra como a humilde serva que se faz pequena, mesmo  o seu Filho sendo grande. Reconhece que foi escolhida para uma nobre e desafiadora missão. Podemos nos perguntar: Qual é a missão que o Senhor nos confia enquanto batizados?  Como discípulos missionários?