Evangelho Jo 1,47-51

No Evangelho de Hoje, vemos o encontro de Jesus com Natanael. Natanael não é que tinha grande apreço por Jesus pelo fato dele ser Nazareno nascido na cidade de Nazaré.  É claro o preconceito. Podemos recordar o que consta no Evangelho de João:  onde numa certa ocasião o próprio Natanael pergunta: ‘’pode sair algo bom de Nazaré?’’ Os primeiros discípulos tiveram de superar o preconceito para aceitar Jesus como o Messias e  se tornar seus seguidores . O Nazareno era de uma família pobre, sem relevância. 

É claro no Evangelho, que Natanael só foi ao encontro de Jesus por insistência de Filipe. Esse  foi a mediação desse encontro. Assim que Natanael se aproxima, Jesus como sempre se antecipa e dá a Natanael um elogio jamais esperado por ele. ‘’Ai vem um Israelita de Verdade, um homem sem falsidade’’. Jesus se revela como o ’’ Filho do homem’’.

A atitude de Jesus levou Natanael a abrir mão de seus preconceitos.  Jesus confia nele.  Natanael na condição de discípulo reconhece Jesus como Rabi-Mestre, digno de veneração e respeito. Foi mais longe, reconheceu-o como  filho de Deus, como o Rei de Israel, o Messias que alimentaria a esperança no coração do povo. Sim que de Nazaré pode sair coisa boa. Jesus encerra o Evangelho de hoje dizendo: ‘’ em verdade, em verdade vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem’’.

A Igreja celebra hoje a festa dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. O nome fala da missão de cada um dos anjos. Em toda a Bíblia os anjos são mensageiros de Deus. O numero dos anjos são incalculável. Conhecemos esses três. Rafael está ligado à cura, portador da graça e do amor de Deus.  Miguel comanda as forças do bem e Gabriel assume importância decisiva na Redenção. Anunciou o nascimento de João Batista e de Jesus Cristo.

Quem de nós não sente a presença forte e protetora de um anjo?  Não aprendeu a rezar a oração do Anjo da Guarda? Os anjos fazem a sua parte, mas, precisamos fazer a nossa.