O dia 13 de agosto de 2022 foi vivido com muita emoção por toda a Arquidiocese de Londrina e ficará para a história e para a memória desta porção do povo de Deus. Data em que o primeiro de seus filhos foi ordenado bispo, dom Marcos José dos Santos assume, no dia 20 de agosto, a missão de guiar a Diocese de Cornélio Procópio (PR), como sucessor dos apóstolos e colaborador do Papa Francisco.
O novo bispo expressou a gratidão de atender ao chamado de Deus. “Com alegria de ser amado e escolhido por Deus, manifesto minha ação de graças a Ele pela minha vocação, à minha família, à Igreja Particular de Londrina e a todas as pessoas que fizeram e fazem parte da minha vida e da minha vocação e missão”, destacou dom Marcos.
A celebração de ordenação foi presidida pelo arcebispo de Londrina (PR), dom Geremias Steinmetz, e reuniu cerca de 2 mil pessoas na Catedral Sagrado Coração de Jesus, entre bispos, padres, diáconos, religiosos e leigos de diversos cantos da arquidiocese e do Paraná, especialmente da Diocese de Cornélio Procópio.
Ao lado de dom Geremias, como bispos co-ordenantes, participaram o arcebispo de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes, e o bispo emérito de Cornélio Procópio, dom Manoel João Francisco. Ambos estiveram presentes na vida e no ministério de dom Marcos José. Dom Orlando esteve por 10 anos à frente da Igreja de Londrina e trabalhou proximamente a dom Marcos. Dom Manoel, além de antecessor de novo bispo em Cornélio, foi administrador apostólico de Londrina no período em que esta esteve vacante, antes da chegada de dom Geremias, em 2017.
Fonte e fotos: CNBB