O Evangelho desta quinta-feira da 27ª semana do Tempo Comum, Lc 11,5-13, convida os discípulos de Cristo a refletir sobre a oração: “Pedi e recebereis”. A oração eleva a alma para Deus, quando rezamos apresentamos ao Senhor um coração contrito e humilde.
Paulo exorta os cristãos: “Não sabemos o que havemos de pedir para rezarmos como deve ser (Rm 8,26)”, deste modo, a humildade é a disposição necessária para receber gratuitamente o dom da oração, ou ainda conforme o pensamento de Santo Agostinho, o ser humano é um pobre, um necessitado diante de Deus. Na oração o Senhor vem ao encontro do ser humano, neste pensamento, o Catecismo da Igreja Católica apresenta diversas formas de interpretar a oração, destacaremos dois modelos.
O primeiro é a oração como Aliança, número 2564, onde a oração cristã é uma relação de aliança entre Deus e o homem em Cristo. É ação de Deus e do homem; jorra do Espírito Santo e de nós, toda orientada para o Pai, em união com a vontade humana do Filho de Deus feito homem.
A oração como comunhão, número 2565 do Catecismo, segundo modelo, aponta que a vida de oração consiste em estar habitualmente na presença do Deus três vezes santo e em comunhão com Ele. Esta comunhão de vida é sempre possível porque, pelo Batismo, nos tornamos um só com Cristo. A oração é cristã na medida em que for comunhão com Cristo, dilatando-se na Igreja que é o seu corpo. As suas dimensões são as do amor de Cristo.
Consequentemente a oração é a profunda experiencia com o Senhor. Na canção: “Orar costuma fazer bem”, Padre Zezinho-SCJ, destaca que o coração de quem se entrega à oração tem mil histórias pra contar, o coração de quem conversa com o céu tem tanta coisa pra dizer. Que neste tempo onde a esperança é necessária a tantos irmãos e irmãs sejamos através da nossa oração sinais de Deus, através de boas histórias de fé permitir a experiencia de Deus aos que precisam sendo portadores de Cristo, anunciadores de dias melhores, dias de paz.
Maria Santíssima, com o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e modelo de humildade e oração interceda por dias melhores e eleve nossas orações, preces e suplicas ao seu Filho Jesus. Fraterno abraço a todos! Deus abençoe.