Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos

Caríssimos:

Hoje, Jesus coloca diante de nós, com a evidência da parábola, o grande tema á evangélico do perdão, como essencial à vida da comunidade cristã.

O perdão, que damos, é a medida de toda vivência da moral do Evangelho. Se sabemos perdoar, somos cristãos. também no Antigo Testamento havia expressões, que levavam ao perdão, mas alguns “mestres das leis” acrescentaram às Sagradas Escrituras interpretações, com o intento de distinguir e limitar o perdão. Jesus corta todas as casuísticas e diz bem claro que o perdão não tem limites. Tendo sido salvos por Deus, que nos perdoou os nossos, manifestamos nossa coerência perdoando a quem nos ofende. O perdão, que recebemos de Deus, deve ser compartilhado e doado aos irmãos.

O perdão proporcionado por Deus deve tornar-se paz, reconciliação, alegria, que oferece a todos, também aos inimigos.

Quando Deus nos diz: 

Eu perdoo! Acrescenta também:

Perdoa, por tua vez!

Assim, o perdão torna-se um ato contínuo de transformação do mundo. O tempo dos revides, das retorsões ou desforras, das ofensas imperdoavéis, dos golpes desferidos e vingados, acabou. Começa, pelo perdão, o tempo, em que domina o poder do amor. 

Na vida do cristão, no lugar de uma meticulosa contagem de ofensas perdoadas, deve entrar o Evangelho. 

O perdão quebra o circúlo da violência. Abre espaço ao amor. Estabelece um modo de viver, de olhar para o outro e de recompensá-lo.

É pagar o mal com o mal.

Pedro perguntou a Jesus quantas vezes deveria perdoar. É bom lembrar que Jesus deu a Pedro e a seus colegas apóstolos a possibilidade de perdoar os pecados.:”A quem perdoardes os pecados, serão perdoados”.

Aqui Jesus dia a Pedro que não precisa contar as vezes de praticar este gesto. Pois o perdão ao pecador é dado em nome de Deus, que não cansa de nos perdoar.

Uma coisa importante também é saber pedir perdão. Para isso, precisamos reconhecer nossos erros, nossas falhas, nossas injustiças. E, ao mesmo tempo, desejar concretamente reparar o mal feito e chegar à reconciliação com Deus e com os irmãos. 

Quando é difícil perdoar, olhemos para Jesus que na cruz pede ao Pai que perdoe aos que estão matando.

Nossa Senhora das Dores! rogai por nós.