Reflexão litúrgica: quarta-feira, 09/02/2022
5ª Semana do Tempo Comum
Na Liturgia desta quarta-feira, 5ª Semana do Tempo Comum, veremos na 1a Leitura (1Rs 10,1-10), que a visita da rainha de Sabá (Sabá era um reino da Arábia, famoso por sua riqueza) é um exemplo das relações diplomáticas mantidas por Salomão com os reinos vizinhos. A visita é certamente estimulada por interesses comerciais. O texto bíblico destaca a riqueza e a sabedoria do rei israelita, mas, interessante é o canto de louvor e de ação de graças que a rainha de Sabá eleva ao Deus de Salomão, a quem se devem a sabedoria e o poder que o rei possui para governar no direito e na justiça, sabedoria prática que ele havia pedido a Deus.
No Evangelho (Mc 7,14-23), vemos a atitude de Jesus diante da Lei. Os grupos religiosos (principalmente os Fariseus) eram os ‘fiscais’ das virtudes e vícios alheios, eram profundamente exigentes na observância externa das leis e se escandalizavam porque os apóstolos não faziam, antes de comer, os ritos de purificação, prescritos por preceitos humanos.
Jesus comunica que a relação com Deus não é só uma série de ritos prontos e determinados, mas uma base sólida de fé interior, opção pela boa vivência, respeito ao ser humano, mais que regras formais, gestos e ritos externos. Jesus não aprova esse espírito mesquinho só de aparência e chama esses grupos de hipócritas, pois deixam o mandamento de Deus e se apegam a coisas secundárias. Para Jesus, não basta apenas a observância externa da Lei e das tradições humanas, mas, antes de tudo, uma autêntica conversão do coração. Deus olha o interior das pessoas e não as práticas exteriores e formais.
O que contamina o homem? Jesus ensina a “ecologia do coração”
“Escutai, todos e compreendei: o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulhos, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”.
Penso essa liturgia quer nos comunicar um ensinamento de ordem não só individual, mas também social e coletivo, como bem disse o pregador do Papa, o Pe. Raniero Cantalamessa: “A distorção que Jesus denunciava de dar mais importância à limpeza exterior que à pureza do coração se reproduz hoje em escala mundial. Há muitíssima preocupação pela contaminação exterior e física da atmosfera, da água, pelo buraco de ozônio; e, pelo contrário, silêncio quase absoluto sobre a contaminação interior e moral. Nós nos indignamos ao ver imagens de pássaros marinhos que saem de águas contaminadas por manchas de petróleo, cobertos de óleo, incapazes de voar, mas não fazemos o mesmo por nossas crianças, precocemente viciadas e apagadas por causa do manto de malícia que já se estende sobre cada aspecto da vida.
Que fique bem claro: não se trata de opor entre si os dois tipos de contaminação. A luta contra a contaminação física e o cuidado da higiene é um sinal de progresso e de civilização ao que não se pode renunciar a nenhum preço. Jesus não disse, naquela ocasião, que não era preciso lavar as mãos ou os utensílios e tudo o demais; disse que isso, por si só, não basta; não vai à raiz do mal.
Jesus lança então o programa de uma ecologia do coração. Tomemos alguma das coisas ‘contaminadoras’ enumeradas por Jesus, a calúnia com o vício a ela emparentado de dizer maldades à custa do próximo. Queremos fazer de verdade um trabalho de saneamento do coração? Empreendamos uma luta sem tréguas contra nosso costume de fofocar, de fazer críticas, de participar em murmurações contra pessoas ausentes, de lançar juízos rapidamente. Isto é um veneno dificílimo de neutralizar, uma vez difundido” (Pregador do Papa: Jesus ensina “a ecologia do coração”, 01/09/06, Zenit).
Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.
Padre Leomar Antonio Montagna é presbítero da Arquidiocese de Maringá, Paraná. Doutorando em Teologia e mestrado em Filosofia, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR – Câmpus de Curitiba. Foi professor de Teologia na Faculdade Missioneira do Paraná – FAMIPAR – Cascavel, do Curso de Filosofia da PUCPR – Câmpus Maringá. Atualmente é Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Sarandi PR.