Quem perdoa não libera o outro, libera a si mesmo! (Com exercício)

Quando o outro nos feriu, seja de qual forma tenha sido, o perdão que têm efeito é silencioso, sem palavras e benevolente. Esquecemos aí o que ocorreu, de uma vez por todas. É uma forma muito humana de se perdoar, no fundo é simplesmente o que chamamos de indulgência. Se não perdoamos, carregamos a ofensa por meses e anos conosco, para perdoar com eficiência e livrar a si mesmo, é recomendado retomar ao perdão silencioso.

Exercício de perdão ao outro e auto empoderamento:

“A partir deste momento, eu perdoo todas as pessoas que, de alguma forma me ofenderam, machucaram ou me causaram alguma dificuldade desnecessária.

Perdoo sinceramente quem me rejeitou, entristeceu, abandonou, humilhou, amedrontou ou me iludiu.

Perdoo, especialmente, quem me provocou, até que eu perdesse a paciência e acabasse reagindo agressivamente, para depois me fazer sentir vergonha, culpa, ou simplesmente, inadequada. Reconheço que também fui responsável por estas situações, pois muitas vezes confiei em indivíduos negativos, escolhi usar mal minha inteligência e permiti que descarregassem sobre mim suas amarguras, suas histórias, seus traumas e mau humor.

Por tempo demais suportei tratamento indigno, humilhações, medo, grosserias e desamor, perdendo muito tempo e energia, na tentativa de conseguir um bom relacionamento com essas criaturas.

AGORA, sinto-me livre da necessidade compulsiva de sofrer e livre da obrigação de conviver com pessoas e ambientes que me diminuem e, principalmente, destas pessoas que se sentem incomodadas com a minha presença e minha luz.”

(Repete 3 vezes essa última estrofe).

Siga-me no Instagram @pormarciaoliveira para receber vídeos semanais e outros exercícios.


Márcia Oliveira possui quatro Formações em Constelação Familiar e está cursando o nível Avançado nesta área. Fez Formações também em Programação Neurolinguística (PNL), Hipnose Ericksoniana, Psicogenealogia, Eneagrama, Acess Consciencious, Análise de Capacidade Cognitiva e outras Terapias Holísticas.