Aproximando-se do ano litúrgico a Palavra de Deus nos traz textos que falam dos fins últimos, o destino do mundo e o destino dos homens e mulheres. E é o próprio Senhor Jesus que nos apresenta as coordenadas para que nossas vidas não se percam, não se desviem do projeto de Deus, o projeto do Reino de Deus. O texto da liturgia de hoje nos apresenta elementos que nos ajudam a preparar nossa vida para esse destino.
Uma certeza: Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”. O Senhor virá, independente da preparação da humanidade. O Senhor é fiel a sua promessa, Ele virá para julgar nossa humanidade e estabelecer seu Reinado definitivo. Essa é uma verdade, uma certeza da fé cristã.
Destinatários especiais: O Anúncio do Reino de Deus se destina a toda a humanidade, mas aos membros da Igreja se exige uma resposta mais responsável e comprometida – Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? A Igreja foi confiada a missão de administrar os grandes dons de Deus, especialmente pelos sacramentos sinais da verdadeira vida, responsável por alimentar do Pão da Palavra e da Eucaristia a todos.
A medida da Justiça: A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido! A medida da justiça de Deus é baseada no amor, considerando a realidade e a condição de cada pessoa. Antes de pensar o que Senhor irá exigir ou cobrar de cada um de nós, melhor é pensarmos sobre os tantos dons, graças e oportunidades Ele nos concede. Sim a vida é o tempo que temos para acolher o projeto de Deus, de administrarmos seus dons. Que cada um de nós possa assumir o projeto do Reino como nosso projeto de vida.