Evangelho Mt 25, 1-13

Caros irmãos e estimadas irmãs!

A passagem do Evangelho de hoje nos apresenta nosso Senhor Jesus Cristo como um Noivo e a noiva é o povo de Deus que forma e vive em diversas comunidades cristãs, de todas as culturas e línguas. As comunidades se espalham pela extensão do mundo. Quem participa da vida comunitária sabe que os membros de uma comunidade se reúnem em torno do Projeto de do Reino de Deus. Deus é a eterna Aliança estabelecida com o seu povo através de seu Filho, Jesus Cristo. O Noivo Jesus já veio para muitas gerações e muitas comunidades que o acolheram e casaram com Ele.

Todos os discípulos missionários de Jesus, vivendo em comunidades acolhem a vinda contínua de Jesus. O sentido profundo de pertencermos à vida cristã deve ser a Aliança com Deus da vida e aliança entre os irmãos. As dez jovens representam todos os membros de uma comunidade cristã. Dentro da comunidade cristã cada pessoa segue no seu próprio ritmo de vida e de compromisso, pois não conseguiremos tornar a uma pessoa como nós gostaríamos que ela vivesse. A sua decisão de construir um estilo de vida no seguimento de Jesus varia bastante.

A prática do amor e da justiça simboliza o óleo que mantém acesa a lâmpada. A lâmpada acesa significa a vida cristã vivida com entusiasmo, capacidade de reagir diante das dificuldades, de perdoar aos irmãos, ajudar os necessitados, participação das celebrações comunitárias e dos sacramentos, vida de oração, retiros, enfim, viver bem focado para as coisas boas que o Projeto de Jesus nos exige. Muitos irmãos e irmãs estão nesse nível bom de sua vida cristã dentro da comunidade e da sociedade. As cinco jovens previdentes representam os cristãos bem comprometidos e atentos para a prática do bem.

Outras cinco jovens imprevidentes representam muitos cristãos que ainda não chegaram a um profundo compromisso com o Reino de Deus e a construção boa da comunidade. Mas são pessoas e são cristãos que devem crescer e devem ser ajudados por quem já está mais comprometido com o Reino de Deus. A pertença ao Reino de Deus requer a capacidade de perceber as situações difíceis e boas oportunidades dentro de nossas vidas e nas comunidades. Em comunidade conseguimos realizar muitas ações boas. Em nossas comunidades percebemos que muitas vezes diminuem o nosso dinamismo, nossa animação, serenidade, fraternidade. Nesses momentos de esfriamento e esvaziamento de nossas motivações que podemos sentir que o nosso óleo está se esgotando e o nosso brilho diminui. E, pode apagar se não tivermos pessoa boa que nos ajude.

Todos em comunidade devemos nos ajudar, não adianta fazer um caminho individual de êxito, esquecendo-se dos irmãos que necessitam de nossa atenção. Os mais animados devem animar que está mais fraco na fé e na participação na vida comunitária. A lâmpada acesa não ilumina somente para si mesma, mas ilumina quem está ao seu redor. Às vezes somos individualistas, egoístas e indiferentes. Não podemos largar e deixar para trás quem não tem mais óleo, aqueles irmãos que não se despertaram para o sentido profundo de pertencerem como membros de uma comunidade cristã. Quando muitas pessoas nos pedem ajuda, não neguemos: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’.

A vida cristã nos ensina que nós caminhamos para o encontro definitivo com Jesus. O próprio Jesus nos ensina que o critério para entrarmos no Reino de Deus é o amor a Deus e ao próximo. Amar o nosso irmão e rezar pelos nossos inimigos partem de nosso coração transformado e convertido. Devemos fazer o bem agora mesmo, pois não sabemos quando será o nosso dia e a hora em que nós ficaremos diante do Noivo Jesus. Diz Jesus: “ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.