Reino de Deus já

Estamos caminhando para o final de julho. O que havia sido previsto pelos infectologistas, acabou acontecendo. Estamos vivendo o pico da pandemia. Não fosse a inércia e ineficiência dos nossos governantes, não teríamos tantas mortes de pessoas entre nós (86.496). Ontem, mais uma biblioteca foi incendiada, com a morte do cacique Aritana Yawalapiti, uma das maiores lideranças indígenas do Alto Xingu. O movimento indígena perde um dos seus maiores defensores. A notícia boa ficou por conta de outra liderança, o cacique Raoni Metuktire, que teve alta hospitalar neste sábado, 25, em Sinop/MT, após mais de uma semana internado. Depois de participar de uma coletiva de imprensa, Raoni retornou para a aldeia Metuktire, na terra indígena Capoto/Jarina de seu povo caiapó.

O dia de ontem, 25 de julho, foi de festa para a Agricultura Familiar. Neste dia, comemorou-se o Dia Internacional da Agricultura Familiar, criado pela ONU – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 2014. Nesta data, os pequenos agricultores celebram a sua luta, evidenciando o debate e o reconhecimento e o potencial da agricultura familiar na produção de alimentos e no processo de desenvolvimento. Nunca é demais lembrar que é a agricultura familiar que faz chegar às nossas mesas, 70% da produção de alimentos no Brasil. Enganam-se quem pensa que este feito advém do agronegócio. Estes últimos só envenenam a nós e o meio a sua volta, com os seus poderosos venenos, no intuito de produzir para a exportação.

Apesar de ser um movimento odiado pela direita sem noção do país, o MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra realizou ontem, doações nas regiões centro, norte e sudoeste do Paraná. Foram ao todo 93 mil quilos de alimentos, partilhados com moradores de áreas urbanas, indígenas, instituições e hospitais. Com as ações de ontem, a campanha de solidariedade do movimento, atinge 350 toneladas só no estado. Em todo do Brasil, as doações já somam 2.500 toneladas. É a solidariedade dos pequenos para com os pequenos acontecendo, numa demonstração clara de que o Reino de Deus está se concretizando, através de ações como estas.

Na concepção de Jesus, o Reino de Deus é um processo que vai se concretizando na história dos homens/mulheres, exigindo de cada um de nós, uma adesão sempre progressiva. Os sinais de que o reino está acontecendo é perceptível naqueles gestos concretos de sair de si mesmo e ir ao encontro do outro, experimentando sentir a sua dor, a sua angústia, sua fome. Foi o que fez o MST, produzindo para atender a fome daquelas pessoas mais necessitadas, em meio a esta grande pandemia. A solidariedade é o pilar básico de que o Reino querido por Deus está acontecendo aqui e agora. Já! E não somente como algo projetado para o futuro, numa perspectiva escatológica, ou seja, para o fim dos tempos.

O Reino se dá nos gestos concretos que vão acontecendo entre nós como a do médico neurologista, Dr. Clodoaldo Pirani Júnior, de 47 anos de idade, que fez a sua páscoa em decorrência da Covid-19, na cidade de Barra do Garças/MT, na madrugada deste sábado (25), depois de passar 22 dias internado. Não cheguei a conhecê-lo, mas segundo informações, era um dos médicos mais humanos no trato com os seus pacientes. Ironicamente, apesar de ser o chefe da UTI do hospital, acabou não encontrando vaga para si, na unidade que trabalhava.

Jesus compara o Reino como a um tesouro que alguém procura. Depois de encontrado, faz de tudo para preservá-lo consigo. Depois ainda diz assim: “Onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. (Mt 6, 21) Uma situação que muito nos incomoda e inquieta. Incomoda porque, na nossa vida cotidiana, vamos colecionando vários tipos de tesouros. E para cada um destes tesouros, vamos também hipotecando o nosso coração. Tesouros efêmeros que o tempo faz ruir. Esquecemos do tesouro principal do qual nos fala Jesus, que é o passa-porte para a realização do Reino entre nós. Reino que passa antes de tudo pela lógica dos pequenos, que são os prediletos de Jesus. Reino que o evangelista Mateus preanuncia num de seus versículos: “venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.” (Mt 6, 10) Que venha o teu Reino, Senhor.