No evangelho de hoje Jesus é questionado sobre a prática do jejum, costume bastante presente na cultura judaica. Especialmente entre os discípulos de João Batista, que seguiam o exemplo daquele que se alimentava somente de gafanhotos e mel, e perguntam a Jesus o porquê de seus discípulos não jejuarem.
Jesus responde se utilizando de símbolos. O primeiro é apresentando-se como o noivo presente entre os seus convivas, motivo pelo qual se deve festejar! Depois, ele fala que não se colocam remendos novos em panos velhos, nem vinho novo em odres velhos. Justamente porque ele mesmo é a grande novidade de Deus enviada ao mundo!
Os discípulos que acompanhavam Jesus Cristo em sua missão na Palestina não podiam jejuar pois celebravam a presença do Senhor, a realização da promessa e esperança do povo de Israel. O Messias esperado estava diante de seus olhos! Os velhos costumes já não cabem mais a quem encontrou o Mestre, pois eram costumes que celebravam a espera, a expectativa de uma chegada.
A Boa Notícia do Pai ao mundo foi enviada em Jesus Cristo! O anúncio do Reino de Deus inaugura um novo tempo que exige novas práticas!
Só quem está disposto a renovar o coração é capaz de acolher o Evangelho de Jesus. É ele o vinho novo que pede ao nosso coração que seja um odre renovado para recebê-lo, pois só assim seremos discípulos missionários capazes de renovar o mundo!
Espiritualidade e Cultura