Caros leitores!
Hoje convido vocês a fazer uma leitura sobre uma realidade peculiar da nossa região. Pessoas que buscam batismo, eucaristia, crisma, casamento na igreja do Milani! Mas afinal quem é esse Milani? E que igreja é essa que se diz católica e os padres se vestem como os padres católicos?
A “Igreja Católica Apostólica Conservadora”, fundada por Darcy Milani; a “Igreja Católica Apostólica Missionária de Evangelização”, fundada pelo seu filho, Dirceu Milani; bem como a “Congregação dos Discípulos da Transfiguração do Senhor”, não possuem nenhuma ligação com a Igreja Católica Apostólica Romana, ou seja, não estão em comunhão com a Igreja Católica.
Essas igrejas se apresentam com o nome de Católicas e usam as mesmas vestes e insígnias que bispos e padres católicos usam. Esta atitude levam os fiéis católicos a se enganarem pensando que participando desta igreja estão em comunhão com a Igreja Católica Apostólica Romana. E muitos testemunhos de padres católicos nos atestam os grandes problemas que surge quando pessoas buscam ajuda nas secretarias paroquiais para receber algum sacramento na Igreja Católica tendo, porém, antes buscado o batismo ou outros sacramentos na Igreja do Milani. Qualquer sacramento realizado na igreja do Milani não tem validade para a Igreja Católica, sendo assim necessário refazer a preparação e a recepção do sacramento recebidos na igreja do Milani.
Outra questão que encontramos nos testemunhos paroquiais é quando o padre ou bispo orientam os fieis fazer uma prévia preparação para receber algum sacramento e o fiel por desleixo e preguiça opta por não fazer esta preparação e busca este sacramento na igreja do Milani onde não é exigido nenhuma formação ou preparação prévia para a recepção dos sacramentos. Desta forma geram mais problema para si mesmas. Lembremos aquilo que já dizia Santo Agostinho: “Só amamos aquilo que conhecemos!”. Se a Igreja te orienta a conhecer o mistério divino que irá receber é justamente para que o fiel possa gerar amor por este mistério de Deus na vida do ser humano. Ou seja, receber um sacramento simplesmente somente por receber, como já refletimos em artigos anteriores, é nivelar o sacramento a um passe de mágica, um amuleto de sorte, é diminuir a grandiosidade que é o relacionamento divino manifestado no sacramento recebido.
Os sacramentos do Novo Testamento, instituídos por Cristo Senhor e confiados à Igreja, como ações de Cristo e da Igreja, constituem sinais e meios pelos quais se exprime e se robustece a fé, se presta culto a Deus e se realiza a santificação dos homens; por isso, muito concorrem para criar, fortalecer e manifestar a comunhão eclesial; em vista disso, os ministros sagrados e os outros fiéis, em sua celebração, devem usar de suma veneração e devida diligência (cân. 840).
Embora se apresentem como “bispos”, usando os paramentos sacerdotais da Igreja Católica e as insígnias episcopais, os senhores Darcy e Dirceu Milani nunca receberam o Sacramento da Ordem Sacerdotal e Episcopal na Igreja Católica Apostólica Romana e não estão em comunhão com o Santo Padre o Papa Francisco, ou seja não existe sucessão apostólicas como eles alegam. A Igreja não reconhece a legitimidade e a validade do seu sacerdócio, e a prática dos sacramentos realizadas por eles. Em blogs e fachadas das igrejas do Milani podem ser visto as propagandas: “não exigimos curso para batismo”.
Busque a fé Católica pelo aquilo que a Igreja te orienta e não vá atrás de promessas que te desvirtuam da fé verdadeira e da experiencia profunda de Deus que os sacramentos exercem em nossa vida. Na dúvida a respeito da prática de certa igreja sempre procure seu pároco e seu bispo. Na se deixe enganar e nem se acomode nas coisas mais fáceis e práticas. Jesus nunca disse que seria fácil viver seus ensinamentos: “Eis que vós enviou em meio a lobos, portanto sedes prudentes como as serpentes e simples como as pombas Mt 10, 16” . Da nossa parte exige esforço em crescer no aprendizado e no amor de Deus constantemente, por toda vida, e evitar ser católico apenas de “eventos sacramentais”. Mergulhemos com sem medo nas profundidades do mistério de Deus em nossa vida.
Grande abraço!
Vanderley Itcak, Graduado em Filosofia, Teologia, com especialização em Filosofia e Mestrado em Direito Canônico. Juiz Auditor no Tribunal Diocesano de Palmas – Francisco Beltrão PR.