O Dia de Santa Bibiana é comemorado no dia 2 de dezembro em homenagem à moça cheia de beleza, que mesmo diante das grandes ameaças, não se abalava, pois era protegida pelos anjos. O ano era 361, o imperador Juliano renegava a religião e iniciou uma verdadeira perseguição a todos os cristãos da época. Começou substituindo todos aqueles cristãos que ocupavam empregos por pagãos, e quando a situação piorou, passou a torturar e até a matar os fiéis.Toda a família da Santa Bibiana foi executada pelos homens do imperador. Seu pai recebeu uma marca de escravo na testa e a sua mãe foi decapitada. Sua irmã foi levada para a prisão e foi violentada.
A vida difícil de Santa Bibiana
Para Bibiana, a pena por ser cristã foi ser obrigada a ir para um bordel de luxo, onde havia a opção de abandonar a religião ou continuar sendo cristã, mas no meio da prostituição. Acontece que, por algum motivo inexplicável, os homens não podia se desfrutar de sua beleza, pois diante de um simples toque, se tornavam completamente loucos. Santa Bibiana teve que ser transferida para uma casa de loucos e lá aconteceu o inverso, pois os doentes começaram a ser curados com a sua presença.Para quem não sabe, a prostituição forçada era algo muito comum naquela época e muitas outras mulheres acabam sofrendo com essa pena que era a única chance de se manterem vivas.
Santa Bibiana e sua fé inesgotável
Diante de todos esses acontecimentos, o imperador determinou que Bibiana fosse executada. Ela foi chicoteada até a morte e seu corpo jogado para os cães selvagens, mas estes também não tocaram em seu corpo. Alguns cristãos buscaram o corpo e fizeram uma sepultura digna para uma pessoa de fé como ela. Santa Bibiana também recebeu uma bela escultura de Gian Lorenzo Bernini (1598 – 1680), um grande escultor do Barroco Italiano, que fazia traços refinados trazendo às suas obras muita suavidade, paixão, ternura, mesmo para os observadores mais ignorantes no assunto.
As esculturas desse artista e principalmente a de Babiana, são diferentes, pois:
Apresentava Bibiana, com traços vivos, sagazes, com movimento e não apenas uma representação imóvel e sem vida.A escultura da Santa Bibiana pode ser apreciada até nos dias atuais na igreja de mesmo nome que fica em Roma. A sua fachada foi restaurada por Bernini, que foi quem deu a sua aparência atual. Há alguns anos, os corpos de sua mãe e irmã foram achados em um sarcófago e depositados em urnas no altar principal, para também serem lembrados para sempre. A Santa também possui uma igreja matriz que fica na cidade de Martinópolis e é a padroeira da cidade que fica no estado de São Paulo, e em virtude da comemoração de Santa Bibiana, esded 2010, dia 2 de Dezembro é feriado municipal.
Santa Bibiana passou a ser invocada contra os males de cabeça, as doenças mentais e a epilepsia. O seu túmulo tornou-se meta de peregrinação. A veneração era tão intensa que o Papa Simplício, mandou construir sob sua sepultura uma pequena igreja dedicada à ela, no ano 407. Além de ser uma das padroeiras da belíssima cidade de Sevilha, na Espanha, Santa Bibiana também protege a diocese de Los Angeles, nos Estados Unidos.
ORAÇÃO
Senhor, eu vos peço, pelos méritos de Santa Bibiana, aumentai a minha fé. Dai-me total confiança e abandono na Vossa Divina Providência, para que, na Esperança, eu siga praticando a verdadeira Caridade.
Amém.
Santa Bibiana rogai por nós!
Agora que você já conhece um pouco mais da vida de Santa Bibiana, já deve ter visto que toda a sua vida foi marcada:
- Por muito sofrimento;
- Muitas provações;
- E o poder da presença de Deus.
Por isso, jamais deixou a sua fé de lado. O mesmo devemos levar para as nossas vidas, por isso, as mais lindas homenagens são dignas para Santa Bibiana.
Valéria Betânia Barbosa é professora graduada em Matemática com pós-graduação em Financeira, Estatística, Supervisão Escolar, Orientação Educacional, Inspeção escolar e Gestão de Pessoas. Natura de Governador Valadares MG, atualmente reside em Taruaçu de Minas, localizado a 60 km de Governador Valadares e a 12 km de Tarumirim, MG. Participa da Renovação Carismática Católica na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Diocese de Caratinga MG.