07 de maio
Flávia era sobrinha de Flávio Clemente, que era então um dos cônsules de Roma. Nesta época,os cristãos que não adoravam os deuses romanos eram considerados ateus. O imperador Domiciano emplacou uma série de perseguição aos cristãos.
Flávia Domitila teria sido convertida ao cristianismo por dois eunucos. Enquanto ela se preparava para o casamento com o filho de um cônsul,Nereu e Aquiles lhe falaram sobre Cristo e a beleza da virgindade. Ela teria abandonado o casamento imediatamente .
Juntamente com numerosas pessoas, Flávia foi deportada para ilha de Ponza, por ter confessado a Cristo. No ato do martírio da nobre dama romana, vemos a força penetrante do Evangelho na sociedade romana, conquistando adeptos até mesmo entre a família imperial.
Sua morte aconteceu de forma lenta, cruel e dolorosa, numa ilha abandonada, sem menores condições de sobrevivência, conforme escreveu São Jerônimo.
ORAÇÃO
Que neste mês Mariano, a exemplo de Maria Santíssima e Santa Flávia. Enfrentando as dificuldades de sua época, souberam colocar Jesus Cristo como centro da vida e se dedicaram ao anúncio do reino, rezemos por todas as mulheres que continuam a missão do anúncio em suas comunidades, que não desanimem mesmo diante das dificuldades .Por Cristo nosso Senhor. Amém!
Anna Maria Oliveira, Pedagoga na Escola Ormi França Araújo na área da Educação Especial. Participa pastoral litúrgica, é campista e catequista de adultos na Paróquia Santa Clara de Candói PR.