Santa Isabel de Portugal

4 de julho

      A Igreja celebra hoje dia 4 de julho a memória facultativa de Santa Isabel de Portugal. Sigamos o seu exemplo de caridade.

     Isabel de Aragão nasceu em  4 de janeiro de 1271, Palácio da Aljafería, Saragoça, Espanha.

      Isabel era a filha mais velha do rei Pedro III de Aragão e de Constança de Hohenstaufen, princesa da Sicília.

     Foi rainha consorte de Dom Dinis de 1288 a 1325. Foram seus filhos: Afonso IV de Portugal, Constança de Portugal

     Teve cinco irmãos, entre os quais os reis aragoneses Afonso III e Jaime II, e Frederico II da Sicília. Para além disso, foi sobrinha-neta de Santa Isabel da Hungria, também considerada santa pela Igreja Católica. O parentesco vem através da avó paterna Iolanda da Hungria, meia-irmã de Isabel da Hungria.

     Isabel teve influência na política: a sua origem aragonesa assegurava a aliança entre Portugal e Aragão. Serviu de mediadora nos conflitos bélicos que surgiram na família.

     Com o tratado de Alcanizes, os seus filhos Constança e Afonso casaram com os primos castelhanos: Fernando IV de Castela e Beatriz, também eles irmãos.

     Faleceu aos : 4 de julho de 1336, em Estremoz, Portugal.   , Sepultamento: 3 de julho de 1696, Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, Coimbra, Portuga

      A rainha foi canonizada pelo papa Urbano VIII a 25 de maio de 1625.

O Milagre das Rosas

     Conta  que o rei Dom  Dinis foi informado sobre as ações de caridade da rainha D. Isabel e das despesas que implicavam para o tesouro real.

     Um dia, o rei decidiu surpreender a rainha numa das suas habituais  caminhadas para distribuir esmolas e pão aos necessitados.

     Reparou que ela procurava disfarçar o que levava no sobre o avental. D. Dinis perguntou à rainha onde ia e ela respondeu: São rosas e vou  ao mosteiro para ornamentar o altar. Abriu o avental e em lugar dos alimentos apareceram Rosas. O rei ficou sem palavras e acabou por pedir perdão à rainha que prosseguiu com a sua intenção.

Santa Isabel de Portugal, rogai por nós!


Padre José de Lima, nasceu em 06 de março de 1950 na cidade de Penápolis,  estado de São Paulo. Ordenado sacerdote 02 de dezembro de 1978, pertence a Congregação Salesiana. Graduado em Filosofia, Teologia, Letras, Pedagogia e atualmente cursa História. Exerceu diversas atividades na Congregação sendo diretor espiritual, professor e vigário. Atualmente mora no Colégio Santo Antônio e é vigário da Paróquia Nossa Senhora da Guia em Coxipó da Ponte – Cuiabá MT.