Santa Lídia

Conforme a história cristã, Lídia era vendedora de púrpura, proprietária de um comércio de sucesso, rica e influente na região, pois a púrpura era usada como sinal de status e posição social elevada, sendo utilizada pelas elites e cortes da época. Era pagã, e conheceu o cristianismo através dos apóstolos Paulo, de Lucas, Timóteo e Silas, que estavam evangelizando na região onde Lídia morava. Convertida, pediu que os evangelizadores se reunissem em sua casa, o que a princípio não aceitaram, mas como voltaram a ser perseguidos, foram para a casa dela, tornando-se assim a primeira comunidade católica na Europa e a primeira Igreja Católica. Por sua influência, poder e liderança, muitas outras mulheres aceitaram a palavra de Cristo e muitos lares se tornaram cristãos. Santa Lídia é considerada padroeira dos tintureiros e comerciantes, sendo seu culto uma tradição cristã mais antiga de nossa Igreja.

ORAÇÃO: “Deus nosso Pai, Santa Lídia, mediante a palavra anunciada por vossos apóstolos, acreditou em vosso Filho Jesus. Ela se tornou a primeira de uma multidão de crentes, e hoje professamos a mesma fé que ela professou e deu testemunho. Fortalecei nossa fé Senhor, para que também o nosso testemunho seja verdadeiro e autêntico. Por Cristo Nosso Senhor, Amém.”


Ladislau Pietrovski, nascido em 14/01/1959 na localidade de Rio Macacos, município de Pitanga PR. Casado, sendo abençoado com 03 filhos e 03 netos. Formado em direito, exerce a função de Agente Político junto a Prefeitura de Pitanga. Atua na Igreja Católica, tendo sido indicado juntamente com sua mãe Rozália como primeiros Ministros Extraordinário da Eucaristia, enviados pelo primeiro Bispo da Diocese, Dom Frederico Helmell. Trabalhou na preparação de noivos para o matrimônio, pais e padrinhos para o batismo, na formação de ministros em outras paróquias, e faz parte da equipe do Acampamento. Tem como ditado: “Brigo três dias sem beber água pela minha Igreja”.