Santa Luzia

Neste dia a liturgia da Igreja celebra com muita devoção e reverência uma grande santa muito conhecida no mundo todo; Santa luzia , cujo nome evoca Lux (= luz). Por isso a Igreja A tem como protetora dos olhos.

Santa luzia, segundo as Atas pertencia a uma família muito rica de Siracusa. Logo a morte de seu pai , sua mãe Eutícia prometeu a Luzia a um jovem muito rico do qual era pagão . Luzia, por sua vez já tinha feito o voto de conservar-se virgem e dedicar-se somente ao serviço de Jesus consegui adiar as núpcias. Nesse meio tempo sua mãe ficara muito doente e luzia a levou ao túmulo de Santa Águeda de Catânia, que viveu cinquenta anos antes de luzia. A mãe de luzia foi agraciada com a cura de Santa Águeda e consentiu que a filha vivesse sua vida de castidade somente servindo a Deus. Más, todas as decisões que tomamos geram consequências posteriores. O jovem noivo ficou muito furioso e resolvera se vingar de luzia delatando-a de ser cristã ao procônsul Pascácio. Ameaçada de ser exposta ao prostíbulo para que se contaminasse, com muita coragem e convicção de sua vocação deu essa resposta ao procônsul: “O corpo se contamina se alma consente”.  Os sodados tentaram levá-la mesmo assim, más, seu corpo inexplicavelmente ficou tão pesado que não conseguiram movê-la sequer um palmo. Foi martirizada com um golpe de espada e, mesmo com a garganta cortada exortava Jesus Cristo.

Seu culto é difundido universalmente desde o século V.  Faz parte das sete mulheres mencionadas no Cânon Romano pelo Papa São Gregório. Em 1894 fora feita uma descoberta de uma inscrição sepulcral no sepulcro da santa nas catacumbas de Siracusa que não deixam sobras de dúvidas sobra a verídica “ Paixão de Santa luzia”.

OREMOS:  Ò Deus, que a intercessão de Santa Luzia reanime o nosso fervor, para que possamos hoje celebrar o seu martírio e contemplar, um dia, a sua glória. Por nosso senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo.

Santa Luzia! Rogai por nós!


Padre Adriano José Cruzeiro, é sacerdote da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote. Técnico Agrícola, estudou na Escola Dona Sebastiana de Barros em São Manuel – SP.  Lincenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP,  Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana – Taubaté- SP, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP, e pós-graduando em Direito Matrimonial e Processual Canônico pelo Centro Universitário Claretiano – Batatais – SP.