Santa Maria Josefa Rossello

3 de outubro

     Nasceu em 1811, na Itália, num lugar chamado Albisola Marina, região de Ligúria, pertencente à Diocese de Savona. Seu nome de batismo era Benedita Rossello.  Ela foi uma dentre nove irmãos e era  filha de um porteiro. Conheceu a pobreza e a necessidade desde cedo. Por isso, sofreu com pouca saúde durante toda a sua vida.

     Apesar das dificuldades, ela viveu sua infância, adolescência e juventude cultivando a piedade, a fé, e o espírito de caridade e de oração. Um pouco disso

    Por causa de seu espírito de caridade e fé, quando jovem, tentou entrar em algumas Ordens Religiosas. Porém, foi recusada por causa de sua pouca saúde e também porque não tinha condições de oferecer um dote, como era o costume no tempo em que ela viveu. Seu testemunho, porém, foi razão de mudanças nas Ordens Religiosas mais tarde.

          Aos 19 anos, para poder sobreviver e ajudar sua família com alimentação e vestuário, além do pai doente, Benedita Rossello foi trabalhar como empregada doméstica na casa do casal Monleonee ali  permaneceu  sete anos.. Foi ajudada por este casal. Recebeu dele o dote e pode.

         Ao entrar na Ordem Terceira, Benedita escolheu seu nome religioso: Maria Josefa Rossello. Josefa por causa de sua grande devoção a São José.

     Algum tempo depois, a Irmã Maria com o apoio do bispo, fundou o Instituto das Filhas da Misericórdia, destinado a ensinar crianças, adolescentes e jovens carentes e enfermos. Sua Fundação floresceu.

     Nesse instituto, qualquer moça era aceita para ser membro  e não lhe era exigido nenhum tipo de dote. A Irmã Maria Josefa atuou como superiora do instituto durante 40 anos.  O instituto se expandiu pelo o mundo.

     Santa Maria Josefa Rossello faleceu no dia 7 de dezembro de 1888, na cidade de Savona e logo começou a ser venerada pelas irmãs e pelos fiéis como santa. Em 1949 ela foi canonizada pelo Papa Pio XII.

      Santa Maria Josefa Rossello: rogai por nós!


Padre José de Lima, nasceu em 06 de março de 1950 na cidade de Penápolis,  estado de São Paulo. Ordenado sacerdote 02 de dezembro de 1978, pertence a Congregação Salesiana. Graduado em Filosofia, Teologia, Letras, Pedagogia e atualmente cursa História. Exerceu diversas atividades na Congregação sendo diretor espiritual, professor e vigário. Atualmente mora no Colégio Santo Antônio e é vigário da Paróquia Nossa Senhora da Guia em Coxipó da Ponte – Cuiabá MT.