Santa Matilde

Nesta segunda feira, depois da Ascensão do Senhor no Monte Tabor , a Igreja nos recorda a festa litúrgica de Santa Matilde . Era descendente de nobres Saxões. Nasceu na região de Wesfalia, na Alemanha, por volta de 895. Foi educada por sua avó, que aliás, tinha o mesmo nome de Matilde e era abadessa de um mosteiro de monjas beneditino em Herford. Justamente. por causa dessa educação aprendeu a ler e escrever ao ponto de fazer filosofia e teologia. Naquele tempo isso era riquíssimo entre as mulheres, mesmo na para condição nobre de Matilde. Registro da época apontam que Santa Matilde tinha uma grande inteligência e grande beleza, tanto física como de alma
A bela Matilde se casou com apenas quatorze anos de idade com um duque da Saxônia chamado Henrique que depois se tornou Rei. Matilde e Henrique I tiveram dois filhos Oton e Bruno (que mais tarde se tornaria o arcebispo de Colônia). Antes de morrer em 936, Henrique designou para sua sucessão seu filho Oton , más, Matilde sustenta a candidatura de seu filho Bruno. Diante de toda essa situação e pressão foi obrigada a retirar-se num convento e foram-lhe congelados todos os seus bens com a desculpa de que ela fazia muitas doações aos pobres. Por esse motivo a Santa é representada com uma Igreja nas mãos e uma carteira de dinheiro; da carteira correm pequenos rios de moedas que dava os necessitados. Más, diante de toda essa perseguição empregou seu rico patrimônio para as causas dos pobres e necessitados de seu tempo e fundando vários mosteiros com escolas anexas, até Carlos Magno sentou em umas dessas cadeiras escolares para aprender. Santa Matilde morreu no dia quatorze de Março de 968 e foi sepultado ao lado do marido. Santa Matilde! Rogai por nós.

Senhor Jesus, a falta de solidariedade é o grande mal da humanidade. Perdoai-nos por nos fecharmos em nós mesmos, por nos preocuparmos negando-nos a estender a mão até mesmo àqueles que nos são mais caros. Pelos méritos de Santa Matilde, nobreza de pessoa e de alma, nós vos rogamos a graça de bem administrarmos os talentos e bens que nosso Pai celeste nos concedeu. AMÉM.

 


Padre Adriano José Cruzeiro, é sacerdote da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote. Técnico Agrícola, estudou na Escola Dona Sebastiana de Barros em São Manuel – SP.  Lincenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP,  Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana – Taubaté- SP, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP, e pós-graduando em Direito Matrimonial e Processual Canônico pelo Centro Universitário Claretiano – Batatais – SP.