Santa Terezinha Benedita da Cruz

09 de agosto 

Edith Theresa Hedwig Stein, nasceu em 12 de outubro de 1891, em Breslavia, território polonês, sob dominio do império alemão. De família judia, foi a ultima dentre onze irmãos, tendo nascido no dia do Yom Kippur, dia da reconciliação. Seu pai era comerciante de madeiras tendo falecido quando esta tinha apenas 2 anos de idade. A mãe, mulher muito religiosa, assumiu o cuidado com toda a família. Edith dedicou sua vida a estudos da filosofia,  tendo aos poucos perdido a fé. Por ocasião da primeira guerra mundial, serviu como enfermeira voluntária da Cruz Vermelha, atendendo aos soldados nas batalhas da Áustria. Trabalhou como professora no ensino secundário. Tendo formação superior, muito inteligente e erudita, não foi aceita como professora nas universidades por se mulher. Em 1921, durante um período de férias, teve acesso ao “Livro da Vida” de Tereza d’Avila, tendo com esta se identificado, absorvendo a partir daí a sã doutrina. Em janeiro de 1922 recebeu o batismo, tomou a primeira comunhão, e em fevereiro do mesmo ano recebeu o sacramento do Crisma. Em seguida recebeu uma cátedra universitária, sendo obrigada a abandoná-la em virtude de uma lei publicada que proibia a presença de judeus em cargos públicos na Alemanha. Edith então atendeu o chamado de Deus ingressando no Carmelo de Colônia em 1933. Foi aí que tomou o nome de “ Tereza, em homenagem à reformadora do Carmelo: Benedita, em homenagem a São Bento e Cruz, por seu amor e sua loucura. No ano de 1936 sua irmã Rosa juntou-se tambem no Carmelo, tendo sido transferidas pouco depois para um Carmelo nas Irlanda. Tendo havido a perseguição nazista aos judeus, no dia 02 de agosto de 1942, Tereza e Rosa foram retiradas do Carmelo, sem resistências, oferecendo-se como vitimas em favor da conversão do povo judeu. E em 09 de agosto de 1942 foram colocadas na câmara de gás no campo de concentração de Auschwitz. Em 11 de outubro de 1988, Santa Tereza Benedita da Cruz foi canonizada pelo Papa João Paulo II.

ORAÇÃO: “ Senhor Deus de nossos pais, Tu conduziste a Santa Tereza Benedita à plenitude da ciência da Cruz ao momento de seu martírio. Enche-nos com o mesmo conhecimento; e por sua intercessão, permite-nos sempre seguir em busca de Ti, que és a suprema verdade, e permanecer fiéis até a morte à aliança de amor ratificada pelo sangue de teu Filho pela salvação de todos os homens e mulheres. Te pedimos por Nosso Senhor, Amém”

Santa Tereza Benedita da Cruz, Rogai por nós.

 


Ladislau Pietrovski, nascido em 14/01/1959 na localidade de Rio Macacos, município de Pitanga PR. Casado, sendo abençoado com 03 filhos e 03 netos. Formado em direito, exerce a função de Agente Político junto a Prefeitura de Pitanga. Atua na Igreja Católica, tendo sido indicado juntamente com sua mãe Rozália como primeiros Ministros Extraordinário da Eucaristia, enviados pelo primeiro Bispo da Diocese, Dom Frederico Helmell. Trabalhou na preparação de noivos para o matrimônio, pais e padrinhos para o batismo, na formação de ministros em outras paróquias, e faz parte da equipe do Acampamento. Tem como ditado: “Brigo três dias sem beber água pela minha Igreja”.