Santo André Kim e Companheiros

20 de setembro

 

Neste dia a Igreja relembra o testemunho dado por 103 mártires coreanos que foram canonizados pelo Papa João Paulo II quando de uma visita a Seul no ano de 1984. André  nasceu em 1821, numa família nobre e cristã; tinha 15 anos quando decidiu se preparar para o sacerdócio. Vencendo muitos desafios, foi  ordenado em Xangai. A Igreja católica na Coréia nasceu da iniciativa missionária de leigos. André foi o primeiro sacerdote enviado a evangelizar aquele país. Este juntamente com  mais de cem companheiros, começaram a evangelizar a aldeia que, em pouco tempo, somaram mais de dez mil testemunhas de Cristo ressuscitado. Durante uma de suas missões, André foi preso pelas autoridades coreanas. Com muita coragem, professou sua fé em Cristo, fato este que lhe custou a vida. Foi decapitado na cidade de Seul sendo martirizados na mesma ocasião, cento e três pessoas, sendo homens, mulheres, velhos e crianças, dentre estes dez clérigos. Foi com sangue que os primeiros mártires escreveram a história da Igreja em sua pátria.

 

ORAÇÃO: “Deus todo poderoso, que destes ao mártir Santo André Kim Taegón e companheiros a graça de sofrer pelo Cristo, ajudai também a nossa fraqueza, para que possamos viver firmes em nossa fé, como eles não hesitaram em morrer por vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amem.”

 


Ladislau Pietrovski, nascido em 14/01/1959 na localidade de Rio Macacos, município de Pitanga PR. Casado, sendo abençoado com 03 filhos e 03 netos. Formado em direito, exerce a função de Agente Político junto a Prefeitura de Pitanga. Atua na Igreja Católica, tendo sido indicado juntamente com sua mãe Rozália como primeiros Ministros Extraordinário da Eucaristia, enviados pelo primeiro Bispo da Diocese, Dom Frederico Helmell. Trabalhou na preparação de noivos para o matrimônio, pais e padrinhos para o batismo, na formação de ministros em outras paróquias, e faz parte da equipe do Acampamento. Tem como ditado: “Brigo três dias sem beber água pela minha Igreja”.