Hoje celebramos santo Antônio. Sano muito popular. Seu nome era Antônio Fernando de Bulhoes e Taveira. Nasceu em Lisboa e segundo a tradição iem 15 de agosto de 1195, mas não há documento fidedigno que confirme esta data. Também foi proposto o ano de 1191, Tampouco se sabe quem foram seus pais. Somente no século XIV, a partir de tradições orais, é que se começou a atribuir ao pai o nome de Martim ou Martinho de Bulhões, e à mãe, o de Maria Teresa Taveira. Que seu pai se chamasse Martinho ou Martim, parece ser verdade, pois o obituário de São Vicente de Fora recorda o falecimento de uma sua irmã do t que era freira e que atendia pelo nome de Maria Martini ou Martins, que de acordo com as regras da onomástica da época deve ser interpretado como “Maria filha de Martinho”.
Foi ordenado Sacerdote junto aos cônegos regulares de Coimbra. -se para a Ordem dos Frades Menores de São Francisco de Assis. Querendo trabalhar como missionário entre os muçulmanos, na África do Norte mas uma doença o trouxe de volta à Europa. Encontrou-se com São Francisco de Assis, em Assis em 1221.
Percorreu a Itália como pregador do Evangelho entre o povo. Aonde quer que fosse multidões acorriam para escutá-lo. São muitos os milagres atribuído a Santo Antônio. Faleceu aos 36 anos em Pádua e universalmente venerado pelo povo cristão. Foi canonizado um ano pós a sua morte e em 1946 o papa Pio XII o declarou Doutor da Igreja. É venerado:Igreja Católica, Anglicana e pelas Religiões afro-brasileiras.
Santo Antônio: Rogai por nós!
Padre José de Lima, nasceu em 06 de março de 1950 na cidade de Penápolis, estado de São Paulo. Ordenado sacerdote 02 de dezembro de 1978, pertence a Congregação Salesiana. Graduado em Filosofia, Teologia, Letras, Pedagogia e atualmente cursa História. Exerceu diversas atividades na Congregação sendo diretor espiritual, professor e vigário. Atualmente mora no Colégio Santo Antônio e é vigário da Paróquia Nossa Senhora da Guia em Coxipó da Ponte – Cuiabá MT.