Santo Antônio Maria Claret

24 de outubro

Claret  nasceu na Catalunha, Espanha,  aos  23 de dezembro de 1807. Foram seus pais: Juan Claret, Josefa Claret.: Chegou a ser um excelente trabalhador de tear, que aprendeu a usar na fábrica de seu pai.

Um dia quando participava da missa escutou as palavras do Evangelho: De que aproveita ao homem ganhar todo o mundo, se finalmente perde a sua alma, o que lhe causou uma profunda impressão Diante desta impressão busca conselho com o Padre Pablo Amigo da Congregação do Oratório de São Filipe Néri. A princípio queria ser cartuxo, mas por diferentes sinais decide não ingressar nesta ordem religiosa.

Ordenou-se sacerdote em 1835, em Solsona. Em 1850 foi sagrado Arcebispo de Cuba. Ali criou diversas instituições para apoiar o desenvolvimento humano, principalmente dos mais pobres.

De volta à Espanha, foi nomeado arcebispo de Trajanópolis e confessor de Isabel II de Espanha. Defendeu a infalibilidade do papa no Concílio Vaticano I. Ao estalar a Revolução de setembro 1868 na Espanha refugia-se no mosteiro cisterciense de Fontfroide (França).

Com a rainha espanhola esteve também em Lisboa, em dezembro de 1866. E aí, depois de pregar em várias igrejas da capital, foi agraciado pelo rei D. Luís I de Portugal com a Grã-Cruz da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.

Fundou a ordem dos padres Claretianos, também conhecida como Congregação dos Filhos do Imaculado Coração de Maria*-/*-em 1849.

Seu falecimento foi aos 24 de outubro de 1870, Abadia de Fontfroide, Narbone, França. Os seus restos mortais hoje são venerados na Igreja dos Missionários Claretianos em Vic, a primeira Casa da Congregação fundada por ele em 1849.

Foi beatificado em 1934 e canonizado pelo papa Pio XII, no dia 7 de maio de 1950.

Santo Antônio Maria Claret, Rogai por nós!

 

 


Padre José de Lima, nasceu em 06 de março de 1950 na cidade de Penápolis,  estado de São Paulo. Ordenado sacerdote 02 de dezembro de 1978, pertence a Congregação Salesiana. Graduado em Filosofia, Teologia, Letras, Pedagogia e atualmente cursa História. Exerceu diversas atividades na Congregação sendo diretor espiritual, professor e vigário. Atualmente mora no Colégio Santo Antônio e é vigário da Paróquia Nossa Senhora da Guia em Coxipó da Ponte – Cuiabá MT.