Santo Estanislau

Nesta segunda feira comemoramos a memória facultativa de Santo Estanislau. Nasceu na diocese de Cracóvia, em Szczepanowa, proveniente de uma família pobre e humilde. Concluiu seus primeiros estudos com os beneditinos de Cracóvia, aperfeiçoou-os na Bélgica, na célebre escola de Liége.

Voltando para sua pátria, fez grande diferença nas realidades pastorais de seu tempo onde as realizou com grande brilho, inteligência e caridade. Quando faleceu o bispo de Cracóvia, o Papa Alexandre II nomeou Estanislau para essa grande missão. Enfrentou grandes desafios de sua época. Um deles foi a perseguição que sofrera pelo rei Boleslau II da Polônia que é lembrado na história pelos grandes empreendimentos militares que consolidaram o jovem Estado.

Infelizmente, muitos meios e artifícios que o rei Boleslau usava para conseguir tal poder não foram aceitos pelo jovem bispo Estanislau, que se opôs firmemente a esse modo de agir, até mesmo na conduta moral do Rei.

As crônicas do tempo contam de fato que o rei, apaixonado por uma bela matrona de nome Cristina, esposa de Miescislau, sem demora mandou raptá-la, com grave escândalo para todo país. Ameaçada e depois efetivada a excomunhão do soberano, este não mais conteve o seu ódio e, furor fazendo trucidar Estanislau em Cracóvia, na Igreja de São Miguel, durante a celebração da missa.

O ignóbil assassínio na catedral parece ter sido perpetuado pelas mãos do próprio soberano depois que os guardas tiveram de se retirar, porque eram impedidos por força misteriosa. Venerado pelos poloneses desde o dia do seu martírio, Santo Estanislau foi canonizado a 17 de agosto de 1253 na basílica de são Francisco de Assis e desde então o seu culto é muito difundido na Europa e na América.

Oremos:

Ó Deus, em cuja honra o bispo Santo Estanislau tombou sob a espada dos perseguidores, concedei-nos também perseverar firmes na fé até a morte. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo.  Santo Estanislau, Rogai por nós!

Referência:

Um Santo para dia / Mario Sgarbossa, LuigiGiovanni,( Tradutor Onofre Ribeiro). – São Paulo: Paulus, 1983.


Padre Adriano José Cruzeiro, é sacerdote da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote. Técnico Agrícola, estudou na Escola Dona Sebastiana de Barros em São Manuel – SP.  Lincenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP,  Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana – Taubaté- SP, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP, e pós-graduando em Direito Matrimonial e Processual Canônico pelo Centro Universitário Claretiano – Batatais – SP.