26 de dezembro de 2022
No dia de hoje a Igreja nos convida a celebrar o primeiro mártir de Cristo e um dos sete que os apóstolos escolheram para o serviço da comunidade, porque “cheios de fé e do Espírito Santo” (At 6,6). Nele se realiza de modo exemplar a figura do mártir como imitador de Cristo; ele contempla a glória do Ressuscitado, cuja divindade proclama, entrega-lhe seu espírito, perdoa aos que o apedrejam (At 7, 55. 59-60). Saulo, testemunha do apedrejamento (At 8,1), dele acolherá uma herança espiritual, tornando-se apóstolo das nações. A sua memória em 26 de dezembro é lembrada no “Breviário” siríaco do fim do séc. IV e no martirológio jeronimiano ( séc.VI). Dele faz menção também o Cânon Romano.
Santo Estevão, Rogai por nós!
OREMOS:
Ensinai-nos, ó Deus, imitar o que celebramos, amando nossos próprios inimigos, pois festejamos Santo Estevão, vosso primeiro mártir, que soube rezar por seus perseguidores. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
REFERÊNCIA: Missal Romano
Padre Adriano José Cruzeiro, é sacerdote da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote. Técnico Agrícola, estudou na Escola Dona Sebastiana de Barros em São Manuel – SP. Lincenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP, Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana – Taubaté- SP, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP, e pós-graduando em Direito Matrimonial e Processual Canônico pelo Centro Universitário Claretiano – Batatais – SP.