Santo Evaristo

 26 de outubro

Evaristo nasceu em Belém e foi o quarto sucessor de São Pedro, no ano de 97. Pouco existe sobre sua vida e as poucas informações sobre ele foram deixadas pelos Santos Irineu e Eusébio. Foi sucessor do Papa São Clemente, e governou a Igreja por nove anos. Foi ele quem dispôs a distribuição de sacerdotes em Roma nos vinte e cinco títulos ou Igrejas paroquiais da cidade (dioceses). Santo Evaristo decidiu também que os diáconos estivessem ao lado do Bispo para testemunhar a ortodoxia e também para dar mais solenidade as celebrações. Durante seu pontificado, ordenou dezessete sacerdotes, nove diáconos e quinze bispos. Foi ele que criou o primeiro colégio de Cardeais, e tem-se que foi ele que instituiu o casamento em público, com a presença de um sacerdote. Papa Evaristo morreu no ano 105, como mártir da Igreja sob o império de Trajano. Seu corpo foi sepultado próximo ao corpo de São Pedro, no Vaticano.

ORAÇÃO:

“Oh Deus, que concedestes ao Papa Santo Evaristo a graça do Magistério Romano, permiti que, por sua intercessão, sejamos fiéis ao Papa e aos Senhores Bispos a ele unidos. Por Cristo Nosso Senhor, Amem”.


Ladislau Pietrovski, nascido em 14/01/1959 na localidade de Rio Macacos, município de Pitanga PR. Casado, sendo abençoado com 03 filhos e 03 netos. Formado em direito, exerce a função de Agente Político junto a Prefeitura de Pitanga. Atua na Igreja Católica, tendo sido indicado juntamente com sua mãe Rozália como primeiros Ministros Extraordinário da Eucaristia, enviados pelo primeiro Bispo da Diocese, Dom Frederico Helmell. Trabalhou na preparação de noivos para o matrimônio, pais e padrinhos para o batismo, na formação de ministros em outras paróquias, e faz parte da equipe do Acampamento. Tem como ditado: “Brigo três dias sem beber água pela minha Igreja”.