5 de setembro
O Dia de Santo Herculano do Porto comemora-se a 5 de setembro. Ao contrário de Herculano de Perúgia (santo posterior, celebrado a 7 de novembro), pouco se sabe sobre Herculano de Porto.
Santo Herculano de Porto foi um mártir cristão que terá morrido por volta de 180 em Portus Romae, próximo à cidade costeira italiana de Óstia.
Acredita-se que Santo Herculano foi um militar romano encarregue de escoltar o bispo e santo Alexandre ao martírio. Ao testemunhar a fé inabalável do santo perante as torturas, Herculano entendeu que o Deus dos cristãos era mais forte que os do imperador, e que a fidelidade dos cristãos a Jesus era mais heroica do que a obediência militar, confessando então a sua fé publicamente.
Dos quatro Herculanos, um, festejado a 12 de agosto, foi bispo de Bréscia, no século VI. Não temos notícias seguras sobre a sua história, como também não se tem sobre santo Herculano festeja-do a 5 de setembro no Porto, e que apareceu como mártir, sob Marco Aurélio e sob Galo. Mais clara, ao contrário, é a figura de santo Herculano festejado a 7 de novembro, monge e depois bispo Perúgia.
Sua obra e sua vida foram cheias de tribulações e provações por causa das grandes invasões bárbaras do século VI, e especialmente a invasão devastadora do godo Tótila. Sob as muralhas da cidade úmbria, Tótila teria encarregado um seu lugar-tenente de capturar o bispo católico, rasgando-lhe uma grande tira de pele, da cabeça até o calcanhar. Mesmo sendo bárbaro, o lugar-tenente não teve coragem no coração para fazer tal operação em um vivente. Por isso fez decapitar o bispo Herculano.
Santo Herculano sofreu numerosos tormentos, antes de ter a cabeça mutilada, ou, segundo outra tradição, antes de serem jogados em um lago, com grande pedra atada ao pescoço.
Santo Herculano, rogai por nós!
Padre José de Lima, nasceu em 06 de março de 1950 na cidade de Penápolis, estado de São Paulo. Ordenado sacerdote 02 de dezembro de 1978, pertence a Congregação Salesiana. Graduado em Filosofia, Teologia, Letras, Pedagogia e atualmente cursa História. Exerceu diversas atividades na Congregação sendo diretor espiritual, professor e vigário. Atualmente mora no Colégio Santo Antônio e é vigário da Paróquia Nossa Senhora da Guia em Coxipó da Ponte – Cuiabá MT.